O artista plástico Lázaro dos Santos Soares abriu, nessa quinta-feira (3), exposição A Magia das Flores, no hall do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O trabalho fica exposto até o dia 18, com entrada franca e aberta ao público.

O artista apresenta quadros inspirados na natureza, como aves e flores, utilizando as técnicas acadêmica e impressionismo. Na pintura acadêmica, as massas de claro e escuro estão em oposição e o foco de luz fica sobre a figura principal, como se fosse uma luz cênica (lembrando que a arte acadêmica segue o princípio da mimesis, ou seja, não se trata de imitar a natureza tal qual ela é, mas melhorá-la, deixá-la mais bela.). Já na pintura impressionista, as massas são menos definidas e a luminosidade é distribuída de maneira mais natural. Um dos principais focos da pesquisa impressionista é exatamente os efeitos da luz natural sobre os objetos, a paisagem e pessoas (Monet usava o recurso).

Pintor autodidata, ele diz que não se inspira em nenhum outro artista, trabalha com estilo próprio. Conta que gosta muito do trabalho de três artistas, Leonardo da Vinci, Portinari e Monet, mas continua a dizer que não se espelhou em ninguém e aprendeu sozinho. (Texto: Gizely Cândida– Centro de Comunicação Social do TJGO / Foto: Hernany César)

Serviço:
Exposição A Magia das Flores, de Lázaro dos Santos Soares
Visitação: de 3 a 18 de julho de 2014
Local: Hall do Tribunal.