O 3º juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Sival Guerra Pires, tomou posse no cargo de juiz substituto em segundo grau nesta quinta-feira (10). A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O magistrado foi removido para o cargo no dia 30 de junho pela Corte Especial do TJGO, pelo critério de merecimento.

Conhecido pela ponderação, equilíbrio e perfil humano em suas decisões, Sival Pires, de 46 anos, tem 23 anos dedicados à magistratura e, agora, comemora o novo desafio da carreira jurídica. “É uma grande honra assumir esse cargo tão importante. Espero cumprir as obrigações de acordo com as expectativas inerentes que recaem sobre os magistrados, com muito estudo, dedicação e trabalho”, afirmou.

Durante a cerimônia de posse, o presidente do TJGO, Ney Teles de Paula enalteceu as qualidades do mais novo juiz substituto em segundo grau. “É um grande profissional. Querido, preparado e bastante estudioso. Um juiz participativo, que atuou em comitês e núcleos do TJGO e projetos ligados à conciliação, infância e juventude”.

Perfil
Natural de Mossâmedes, Sival começou a carreira como servidor de cartório, assim como o presidente Ney Teles de Paula, que também iniciou o contato com o meio jurídico dessa forma. A magistratura era um sonho desde pequeno, conforme relatou o juiz: “Morava perto do fórum, observava o movimento, assistia audiências. A carreira jurídica era um sonho antes mesmo de ingressar na faculdade”.

Tendo passado pelas comarcas de Firminópolis, Crixás, Luziânia, Sival está em Goiânia desde 2008, onde é titular da 3ª Vara de Família e Sucessões. No dia 4 de fevereiro de 2013, assumiu a função de 3º juiz-auxiliar da CGJGO, o que foi, segundo ele, uma “oportunidade de conhecer melhor o Poder Judiciário goiano”.

Desde que se formou, na Universidade Federal de Goiás, Sival não parou de estudar e se aperfeiçoar. É mestre em Direito Constitucional pelo Instituto de Direito Público (IDP) e também especialista em Direito Civil e Público e Filosofia do Direito. Na cidade de Luziânia, inclusive, atuou como docente. Sival é filho de Eurípedes Guerra e Maria Antônia Pires. É casado com Ivalnete Maria da Costa Guerra e tem dois filhos, Eduardo e Giovana. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Confira galeria de fotos.