Foi realizado, nesta sexta-feira (11), o Projeto Justiça Itinerante na cidade de Abadia de Goiás, distrito judiciário da comarca de Guapó. A ação, idealizada pela juíza Rita de Cássia Rocha Costa, visa atender os distritos judiciários de Guapó, levando o Poder Judiciário àquelas cidades que não são sedes da comarca.

O Justiça Itinerante chega a atender mais de cem pessoas em um único dia. Em Abadia de Goiás foram designadas 27 audiências de conciliação e instrução e julgamento, mediação, além de atendimentos aos jurisdicionados e consultas processuais. A iniciativa é realizada nos prédios das prefeituras e conta com o apoio do Ministério Público local, advogados e servidores da comarca.

“O projeto, que teve início em novembro de 2013, consiste em levar o Poder Judiciário para mais próximo dos jurisdicionados. Foi criado em vista das reivindicações das populações das cidades que são distritos judiciários da comarca”, explicou Rita de Cássia (foto). Grande parte dos cidadãos não tem acesso à Justiça, nem sequer conhecem a figura do juiz, promotor.

A juíza falou também do lado social da ação, segundo ela, com a ida de magistrado, promotor e servidores nas cidades há uma ampliação da atuação social do Judiciário. “Em cada edição desse projeto, tenho mais consciência de que ele não pode parar. As pessoas que nos procuram muitas das vezes conseguem uma resposta extremamente ágil”, salientou Rita Costa.

O advogado Flávio Ferreira da Mata afirmou que o projeto é uma ferramenta eficaz de aproximação da Justiça com a comunidade de Abadia de Goiás. De acordo com ele, a ação garante à população o acesso ao direito e à cidadania. “Há um resgate da cidadania dessa população, que muitas vezes não tem como se deslocar até ao fórum; são pessoas que estão a baixo da linha da pobreza. Hoje não há espaço para uma Justiça fechada e quem ganha é a população”, ressaltou.

O comerciante Santinomé Alves Ribeiro conseguiu receber de uma empresa de telefonia R$ 2 mil referente a um serviço que não foi contratado. O acordo foi feito no Justiça Itinerante, em Abadia de Goiás.

“Saio daqui satisfeito e com um peso a menos, primeiro porque não vou ter mais dor de cabeça com a ação e também porque não precisei de ir até Guapó para resolver o meu problema. Tudo foi feito em dez minutos e, o melhor, aqui na minha cidade”, frisou. Na quarta-feira (16), o projeto será realizado em Aragoiânia. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)