O mutirão do projeto Acelerar Previdenciário, que teve início na manhã de ontem (24) e se estende até sexta-feira (27) na comarca de Morrinhos, movimentou, só no primeiro dia, quase R$ 1 milhão em acordos referentes às ações previdenciárias em tramitação no fórum local.

Foram realizadas 111 audiências ontem e, nesta quarta-feira, efetuadas outras 152 das 520 programadas para até sexta-feira (27). Cinco juízes presidem as audiências acompanhados por dois procuradores e três prepostos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Mais de 2 mil pessoas devem passar pelo fórum local, entre partes envolvidas, testemunhas e advogados.

Para o juiz Diego Custódio, da 1ª Vara Cível de Morrinhos, o mutirão previdenciário vem auxiliar a comarca no sentido de acelerar as ações em tramitação, principalmente as previdenciárias, que têm, asseguradas pela Constituição, uma prioridade legal, por se tratar de partes com idade já avançada e que necessitam de um resultado mais rápido. Segundo Diego, o acúmulo de processos nessa área se deu por desprovimento de um juiz titular na vara responsável pelas ações previdenciárias, por mais de um ano.

Ouvidoria marca presença

Durante o mutirão previdenciário em Morrinhos, o jurisdicionado local também poderá contar com o apoio da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça, que montou um posto de atendimento no fórum para receber sugestões, reclamações, elogios e orientar as pessoas sobre os serviços prestados pela Justiça de Goiás. O assistente judiciário Carlos Henrique Vieira da Silva, responsável pelos atendimentos da Ouvidoria em Morrinhos, afirmou que o posto tem despertado a atenção da população local que só no dia de ontem realizou mais de 20 atendimentos.

Atuam no mutirão previdenciário em Morrinhos os juízes Reinaldo de Oliveira Dutra, Wanderlina Lima de Morais Tassi, Diego Custódio, Carlos Magno Caixeta da Cunha e Rodrigo de Melo Brustolin. Pelo INSS, estão os procuradores federais Valdir Eduardo de Barros e Sílvia Cândida da Rocha Mesquita e os prepostos Denilde Bezerra, Tânia Lúcia e Aladir Arantes. (Texto e fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)