Em clima de festa, com a presença de alunos, diretores e professores das escolas municipais e de autoridades do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo Municipal, foi realizada na manhã desta sexta-feira (27), no auditório da Câmara Municipal de Piracanjuba, o encerramento de uma das fases do programa Justiça Educacional – Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola. 

Com início em maio de 2013, o programa contou com a participação de 150 alunos das 6ª, 7ª e 8ª séries, da rede municipal de ensino.

Para o juiz-auxiliar da Presidência, Reinaldo Alves Ferreira (foto abaixo), que representou o presidente do TJGO na solenidade, o programa Justiça Educacional é um dos mais importantes desenvolvidos pelo tribunal goiano, na gestão do desembargador Ney Teles de Paula. "Principalmente por ter o foco na juventude, geração futura que terá importante papel no desenvolvimento de nossa sociedade”, afirmou o juiz-auxiliar. 

O juiz Gabriel Consigliero Lessa, que coordenou o programa na comarca, destacou o interesse e a dedicada participação dos alunos. “Foram meses conversando sobre cidadania, justiça e funções dos Poderes. Tivemos vários encontros nas escolas e visitas dos alunos ao fórum, onde tiveram a oportunidade de assistir audiências e inclusive sessão do Tribunal do Júri. O evento de hoje é dedicado a vocês. Investir em vocês, é investir no futuro de Piracanjuba”, afirmou o magistrado.

Já a juíza Camila Nina Erbetta Nascimento, coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO, destacou o sucesso e o engajamento dos magistrados no projeto que, só neste ano, foi implantado em 22 comarcas e, atualmente, se faz presente em 23 regiões judiciárias do Estado de Goiás. Márcia Fayad, diretora de Recursos Humanos do TJGO, destacou o papel do magistrado que tem a sensibilidade de ir além da sua função judicante para encampar o projeto. “Este é um juiz que faz a diferença, que executa além do que a função requer, que tem compromisso com toda a sociedade”, disse.

Participaram também da solenidade o prefeito de Piracanjuba, Amauri Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal, William Borges Feitosa, a coordenadora de gestão de qualidade do TJGO, Vânia Cardoso Perillo, o presidente da subseção da OAB, Carlos Alves Cruvinel de Lima, e a promotora de justiça, Patrícia Otoni Pereira, além de representantes de várias outras entidades e organizações locais.

Durante a solenidade, foram entregues as premiações para os cinco primeiros colocados no concurso de redação direcionado pelo programa. Confira os vencedores:

1 - Elisa de Oliveira Alves
2 - Mariana Pires Chaves
3 - Danielle Resende Almeida
4 - Marcela Fernandes
5 - Phellipe Matheus Fernandes

Veja galeria de fotos

(Texto e fotos de Wagner Soares/Centro de Comunicação Social do TJGO)