Seguindo determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) dá início a implementação do Programa Atualizar nas escrivanias não oficializadas (particulares) nesta terça-feira (24). A força tarefa começará  a ser realizada na 11ª Vara Cível de Goiânia, conforme explicou o assessor auxiliar do  Atualizar Jorge Eremita Teixeira da Silva, durante reunião feita na manhã de hoje (23) com alguns servidores dos cartórios para orientá-los acerca das atividades a serem desenvolvidas em cada unidade judiciária.

 

“Como os procedimentos promovidos são diversos e relatórios são gerados para avaliar a situação das escrivanias não podemos calcular a duração dos trabalhos. Nossa missão é contribuir para a melhora da prestação jurisdicional e prestar um trabalho eficaz que atenda aos anseios da população”, frisou.

Ao proceder a apresentação, Jorge Eremita disse aos servidores que a nova metodologia de trabalho é necessária e que essa transformação pela qual as escrivanias serão submetidas é uma tendência nacional, inerente das mudanças exigidas pelo CNJ e pela própria sociedade, que cada vez mais cobra por transparência, rapidez e modernidade.   “Não podemos mais ficar indiferentes a realidade que bate à nossa porta e o Atualizar é uma ferramenta essencial para converter procedimentos obsoletos em atuação célere, permitindo o impulso processual e a excelência na prestação dos serviços jurisdicionais”, ressaltou.    

O Atualizar percorrerá as seguintes escrivanias não oficializadas de Goiânia: 2ª Vara Cível, 5ª Vara Cível, 6ª Vara Cível, 7ª Vara Cível, 8ª Vara Cível, 9ª Vara Cível, 10ª Vara Cível e 11ª Vara Cível. O  programa foi iniciado pela CGJGO em 2010 e tem como finalidade a modernização da estrutura de trabalho nas unidades judiciárias, a aplicação de novas metodologias e modelos gerenciais que propiciem maior celeridade processual e capacitação dos servidores para procedimentos e uniformização nas escrivanias.

Além de criar um ambiente mais funcional e apto para a realização das atividades cartorárias, a gestão do Atualizar contribui para a redução da taxa de congestionamento, uma vez que os processos são inventariados, o que viabiliza o andamento das ações mais antigas. O coordenador do projeto em Goiás é o juiz Antônio Cézar Pereira Meneses, auxiliar da CGJGO.

Participaram da reunião os servidores Leandro Roberto Santos Melo, da 7ª Vara Cível de Goiânia, Danilo Ferolla, da 9ª Vara Cível, Paulo Roberto dos Santos Chaveiro, da 5ª Vara Cível, Maria das Graças Oliveira, da 2ª Vara Cível, e Diego Oliveira Santos, da 8ª Vara Cível. (Texto: Myrelle Motta – assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação do TJGO)