A Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) apresentarou exemplos de sua boa prática no Encontro Nacional de Gestores da Justiça Estadual, que foi realizado em São Paulo, nos dias 29 e 30 de maio. A apresentação aconteceu na quinta-feira (29), às 10h30, sobre o Fórum de Planejamento, Estratégia e Gestão: Magistrados e Servidores Pensando o Futuro do Judiciário Goiano, promovido nos meses de março e maio.

Segundo o secretário da SGE, Leonardo Rodrigues de Carvalho, “a apresentação nesse encontro, como boa prática de gestão, demonstra o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pela secretaria”. Além do TJGO, os tribunais dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Acre, Pará, Alagoas e Tocantins também apresentarão projetos no evento.

Projeto
Numa iniciativa inédita do TJGO, a equipe da SGE reuniu, durante o Fórum, servidores e magistrados das 127 comarcas para discutir planejamento estratégico e orçamento. Divididos em 13 regiões, os grupos de participantes levantaram demandas em diversas áreas, que servirão para nortear a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015-2020 e, também, como proposta de planejamento para a próxima gestão quinquenal.

Para dar sequência aos trabalhos do Fórum, a SGE formulou um sistema on-line para que os representantes de cada região possam enviar suas necessidades, numa espécie de filtro de assuntos. Em seguida, a SGE vai analisar e repassar as sugestões para cada diretor de áreas do TJGO, para que, então, eles apresentem projetos de mudanças e inovações com base nas demandas relatadas.

Na opinião do secretário, o projeto pode servir de bom exemplo para outros estados que, como Goiás, tem um grande número de comarcas, o que pode dificultar o diálogo entre o Tribunal e os Foros. “Com o projeto, foi possível concentrar as demandas e as sugestões num mesmo canal. Além disso, conseguimos ouvir as comarcas, por meio dos representantes de cada região. Isso é essencial para um planejamento estratégico eficaz e consistente”. (Texto: Lilian Cury de Rezende Bastos - Centro de Comunicação Social do TJGO)