A Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) apresentou exemplos de sua boa prática no Encontro Nacional de Gestores da Justiça Estadual, realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 de maio. A apresentação goiana abordou o Fórum de Planejamento, Estratégia e Gestão: Magistrados e Servidores pensando o futuro do Judiciário Goiano e chamou a atenção de representantes de outros Estados, que pretendem adaptar a iniciativa para suas realidades. 

Segundo o secretário da SGE, Leonardo Rodrigues de Carvalho, “a apresentação nesse encontro, como boa prática de gestão, demonstra o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pela secretaria”. Ainda conforme relato, representantes dos Tribunais de Justiça São Paulo, Rio Grande do Norte, Tocantins e Distrito Federal se mostraram interessados em conhecer mais o projeto, realizar visitas técnicas e receber dados para, dessa forma, aplicar a prática em seus Estados.

Troca de Experiências
Além do TJGO, os tribunais dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia, Acre, Pará, Alagoas e Tocantins também apresentaram projetos no evento. O juiz-auxiliar da Presidência, José Ricardo Marcos Machado (foto) acompanhou a apresentação e, em sua opinião, o encontro foi bastante positivo para conhecer boas práticas de outros estados. “É mais interessante criar projetos com base em experiências já realizadas, adaptando-os à nossa realidade. Com as apresentações das outras experiências, percebemos que os tribunais estão aprimorando as técnicas e se tornando mais profissionais, daí a importância de participar desse encontro”.

Entre as iniciativas de sucesso apresentadas, a que mais chamou a atenção do juiz foi a do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC). Um sistema operacional simples, similar ao Microsoft Office Excel, provocou uma verdadeira revolução no judiciário acriano: um modelo de análise de produtividade de todos os magistrados do Estado, mostra, individualmente, as taxas de congestionamento de processos e os focos de maior produção.

“Mesmo o TJGO tendo um porte e um volume de processos superior ao do Acre, a iniciativa é aplicável aqui. Devido à forma fácil de visualizar a produção, poderíamos melhorar os relatórios atuais. É importante ter condições e mecanismos, do ponto de vista gerencial, para poder fazer uma eventual correção de desvios”. O modelo atual de relatórios do TJGO, conforme explica o juiz, unifica os dados e não tem a mesma simplicidade de análise em relação ao do TJAC. Para colocar em prática o modelo em Goiás, já está sendo combinada uma visita técnica ao TJAC.

Além do secretário de gestão estratégica, Leonardo Rodrigues de Carvalho, e o juiz-auxiliar da Presidência, José Ricardo Marcos Machado, integraram o grupo de apresentação em São Paulo a diretora de planejamento, Cássia Aparecida de Castro Alves, e a coordenadora do escritório de planejamento, Islene Medrado. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)