Com o auditório do Tribunal do Júri local completamente lotado, a comarca de São Miguel do Araguaia implantou, na manhã desta terça-feira (27), o programa Justiça Educacional – Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola. Inicialmente, 118 alunos das escolas municipais Luiz Alves e Nova Lourdes integram o projeto.

O desembargador Gerson Santana Cintra, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, destacou o propósito da ação, de promover maior integração entre o Judiciário e a comunidade, por meio de ações de responsabilidade social e ambiental. "O magistrado tem um importante papel na execução de estratégias para o aprimoramento da cidadania e conscientização da sociedade no que diz respeito a seus direitos e deveres", afirmou.

O juiz Peter Lemke Schrade, diretor do Foro local, ressaltou que a ideia do projeto é desenvolver na juventude seus valores e suas virtudes, despertando todos para a responsabilidade social, por meio do conhecimento de seus direitos e deveres. Peter salientou que o evento também é "um importante momento de aproximação do Poder Judiciário com a juventude de São Miguel do Araguaia".

Coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO, a juíza Camila Nina Erbetta Nascimento e Moura aproveitou o momento para expressar a "felicidade" por participar também da reedição do programa Quem Planta Cuida, com o plantio de arvores nativas no pátio do fórum. Segundo ela, o projeto traz uma importante conscientização ambiental. "Principalmente nesse período que vivemos, de grandes agressões ao Meio Ambiente e de necessidade premente de que cuidemos da natureza, pelo nosso bem e das gerações futuras", concluiu.

Homenagem

Na ocasião, o Juiz Peter Lemke prestou homenagem especial ao desembargador Gerson Santana Cintra pelos relevantes serviços prestados, principalmente durante os 11 anos em que atuou como juiz titular na comarca.

"Hoje, continua prestigiando São Miguel do Araguaia no Tribunal de Justiça de Goiás", disse. A juíza Camila Nina também recebeu uma placa "pelo carinho e dedicação à comunidade local". 

O programa Justiça Educacional – Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola também será instalado, na próxima quinta-feira (29), às 10 horas, na comarca de Jussara. Além da juíza Camila Nina, também integram o grupo Eduardo Borges Sousa, Elizabeth Álvares da Silva Dutra Morisson e Lucyana Oliveira Porto Silvério. (Texto e fotos : Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)