Com a integração de vários órgãos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), como a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJGO), Ouvidoria e Divisão de Apoio ao Interior, começou, nesta quinta-feira (29), às 8 horas, na sede do Fórum da Comarca de Nova Crixás, a 6ª edição deste ano do projeto Justiça Ativa. Cerca de 200 processos devem passar por audiências de instrução e julgamento, por meio do esforço concentrado de 11 juízes, 6 promotores, 25 serventuários e vários advogados da região.

No início dos trabalhos, o juiz Volnei Silva Fraissat, diretor do fórum local, destacou a participação da Corregedoria-Geral e da Ouvidoria em Nova Crixás e agradeceu a colaboração dos demais juízes e promotores que se deslocaram de suas comarcas para prestar o auxílio na comunidade.

Representando a Corregedoria-Geral da Justiça, o juiz Antônio Cézar Pereira Meneses falou sobre o trabalho realizado de forma integrada entre o projeto Justiça Ativa e o Atualizar, afirmando que o segundo complementa o serviço prestado pela Justiça Ativa, dando sequência e andamento nos atos e despachos proferidos pelos magistrados, tornando completa e efetiva a prestação jurisdicional.

A coordenadora da Ouvidora Geral do Tribunal de Justiça, Sandra Fleury enfatizou a importância da participação da Ouvidoria. “O Justiça Ativa vem de encontro com a nossa proposta, que é de levar até a população do interior do Estado a oportunidade de fazer de uma forma mais direta sua reclamação, crítica, denuncia ou elogio ao Poder Judiciário. É através dessa participação que a Ouvidoria busca atender e solucionar os problemas levados pelos jurisdicionados melhorando a atuação da Justiça goiana”, disse.

Mais de 500 pessoas passaram pelas 11 bancas instaladas no Fórum de Nova Crixás, onde estão foram realizadas as audiências, em sua maioria, relacionadas a ações criminais. Amanha (30), entram em pauta ações protocoladas por meio do Processo Judicial Eletrônico, quando também é esperada a passagem de um grande números de jurisdicionados pelo fórum local.

Atuaram em Nova Crixás os juízes Enyon Artur Fleury de Lemos e Mábio Antônio Macedo, de Goiânia; Antenor da Silva Capua, de Mozarlândia; Luciano Borges da Silva, de Santa Helena de Goiás; Luiz Antônio Afonso Júnior, de Ipameri; Peter Lemke Scharder, de São Miguel do Araguaia; Reinaldo de Oliveira Dutra, de Acreúna; Roberta Wolpp Gonçalves, de Cocalzinho de Goiás; além de Rodrigo de Castro Ferreira, de Mara Rosa, e Wanderlina Lima de Morais Tassi, de Formoso.

Balanço

Até a 5ª edição, realizada nos dias 15 e 16 de maio em Alvorada do Norte, o projeto Justiça Ativa já efetuou 1.261 audiências e 3.728 atos jurídicos, com a participação de 62 juízes, 50 promotores de Justiça e 201 serventuários da Justiça e voluntários participantes. A comarca de Uruaçu será a próxima a receber o projeto, nos dias 5 e 6 de junho. (Texto e fotos Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO) 

Veja mais fotos em nossa galeria