O 5° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Goiânia foi inaugurado, nesta sexta-feira (16). O local conta com duas salas de conciliação, para advogados, juiz e cartório e se localiza dentro do prédio da Faculdade Sul-Americana (Fasam), localizada no Jardim da Luz, região sudoeste da capital. 

De acordo com Paulo César Alves das Neves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a iniciativa atende à Resolução 125/10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Tratamento de Conflitos de Interesse, e tem como finalidade instaurar a cultura da conciliação na sociedade brasileira. Para ele, o centro possibilitará maior efetividade da prestação jurisdicional, buscando disseminar a cultura da conciliação.

O magistrado falou, ainda, da importância de se encontrar métodos alternativos para solução de conflitos. Ele lembrou que o TJGO ganhou dois prêmios nacionais em razão do desempenho alcançado durante a Semana Nacional da Conciliação de 2013. “A conciliação é o futuro do Poder Judiciário e estamos no caminho certo. O tribunal goiano obteve o primeiro lugar do Prêmio Conciliar é Legal, pela realização de quase 55 mil acordos, o  que representa 40% dos 153,3 mil acordos celebrados nas justiças estaduais do País”, destacou.

O diretor-geral da Fasam, professor Paulo Gonçalves, disse que o novo local representa um novo desafio e é resultado, também, da parceira entre a instituição e a Justiça goiana. “A instalação desse centro demonstra o compromisso de todos com a cidadania. Ele reiterou que o Centro vai ao encontro do projeto pedagógico do curso e da própria missão da faculdade, ao qualificar os acadêmicos no trato com as questões judiciais e extrajudiciais, elemento que é um diferencial dos alunos quando ingressam no mercado de trabalho.

Para o juiz e coordenador do 5° Centro, Héber Carlos de Oliveira, a conciliação é primordial e não há dúvida que o local será modelo. “É preciso que o sentimento da pacificação seja muito maior. Entrar na Justiça não é fácil e o ideal é que a sociedade tenha paz e equilíbrio”, pontuou. Ele enumerou os benefícios para quem quem busca o acordo: “rapidez, evita o desgaste pessoal e há uma efetiva participação daquele que participou do litígio “, enfatizou.

Também participaram da solenidade, o juiz e coordenador adjunto do 5° Centro Judiciário, Wild Afonso Ogawa; diretor-adminitrativo e financeiro da Fasam, Ítalo de Castro; coordenador do curso de Direito, Arnaldo Bastos Santos Neto; professora de Prática Jurídica da Fasam, Marcelle Valim, além de alunos alunos e professores. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos