Com a finalidade de conhecer de perto a realidade vivenciada por advogados, Ministério Público e instituições de classe, aproximando, assim, o Judiciário da população, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) realiza audiência pública nesta quarta-feira (21), às 10 horas, em Rio Verde, uma das maiores comarcas do Estado. 

O evento, segundo promovido pela CGJGO neste ano, será aberto pela corregedora-geral da Justiça de Goiás, desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, e pelo juiz Antônio Cézar Pereira Meneses, coordenador do projeto no Estado. Estarão presentes também os juízes Sival Guerra Pires, auxiliar da Corregedoria, e Vítor Umbelino Soares Júnior, diretor do Foro local.

Para Vítor Umbelino, é de suma importância manter esse canal de comunicação aberto com a comunidade, uma vez que até pouco tempo o Judiciário era visto pelos cidadãos como um poder ”enclausurado”. “As audiências públicas, consideradas naturalmente instrumento democrático, são uma demonstração clara da transformação pela qual o Poder Judiciário tem passado nos últimos anos. No século 21 estamos atentos aos clamores sociais e por meio da união contínua entre juízes, promotores, advogados e a sociedade como um todo buscamos medidas eficazes para os problemas que nos afligem. Essa nuance de transparência, diálogo franco e constante busca pelo aprimoramento da prestação jurisdicional já está intrínseca em todos nós”, ressaltou.

Conforme observou o magistrado, com a intensa judicialização no Brasil e o aumento "descomunal" dos processos é preciso buscar formas alternativas e até criativas para dar uma solução efetiva a essa dificuldade. “Rio Verde é a sétima cidade que mais cresce no Brasil e a demanda processual também acompanha essa progressão. Se por um lado ficamos satisfeitos com a confiança depositada pela população na Justiça, por outro nos preocupamos com esse crescimento descomunal de ações que assolam o Judiciário. Exatamente por essa razão a adoção de alternativas como as audiências públicas é fundamental para enfrentarmos essa questão”, acentuou.

Anualmente, são promovidas pela CGJGO quatro audiências públicas que viabilizam uma participação direta da sociedade no diálogo com a Justiça. Representantes de diversos segmentos da sociedade, como Ministério Público, OAB, presidentes de Conselhos da Comunidade, emitem opiniões, esclarecem dúvidas, fazem críticas e apontam sugestões, além de ouvirem dos próprios magistrados presentes orientações e respostas num ambiente interativo.

Em 2013, foram realizadas audiências públicas nas comarcas de Goianésia, Jataí, Formosa e Itumbiara. Neste ano, a primeira audiência pública aconteceu no mês de janeiro em Morrinhos e foi procedida pelo desembargador Luiz Eduardo de Sousa, que, na ocasião, havia sido designado para substituir a desembargadora Nelma Perilo durante suas férias regulamentares. (Texto: Myrelle Motta - assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)