O lançamento oficial de júris transmitidos via internet ocorre nesta quarta-feira (21), com o júri de Welber Lopes de Almeida, acusado de tentar matar os policiais Carlos Emídio da Silva Filho e Ciro Rocha Nascimento em dezembro do ano passado, no Setor Norte Ferroviário. O julgamento será presidido pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara e acompanhado, via internet, por quatro unidades acadêmicas de Direito, em Goiânia.

As faculdades Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Uni-anhanguera, Alfa e Fac-lions confirmaram participação e reuniram seus alunos para a sessão. De acordo com o magistrado, uma ação como esta "demonstra a nova cara da Justiça, que busca se inovar com criatividade, mas sem ferir a lei”. Jesseir esclareceu ainda que existe previsão de que, pelo menos, um julgamento seja transmitido por mês, pois isso facilita a vida dos estudantes.

Isso porque, se as faculdades permitirem, os alunos podem se reunir na própria instituição, acompanharem o julgamento e, assim, ganharem as horas curriculares que precisam, como está acontecendo na Faculdade de Direito da Alfa.

Outra vantagem observada pelo juiz é a oportunidade de os estudantes poderem acompanhar uma sessão de julgamento, independente de ser um caso de maior repercussão ou não, pois “a Justiça é feita de inúmeros casos irrelevantes para a mídia, mas extremamente importantes para a vida dos envolvidos”. O auditório do 1º Tribunal do Júri de Goiânia comporta, apenas, 110 pessoas mas, na capital, o número de alunos de Direito ultrapassa 10 mil e todos eles poderiam assistir à sessão.

Apesar dessa ação inovadora, Jesseir esclareceu que o Projeto Júri nas Faculdades vai continuar, pois “a presença física da Justiça nas instituições é uma oportunidade do aluno aprimorar seu aprendizado”. A sessão on-line, contudo, pode ser acompanhada pelo canal do Programa Agenda Judiciária, no Youtube. (Texto: Jovana Colombo – Centro de Comunicação Social do TJGO / Foto: Lana Machado)


Assista ao julgamento ao vivo