A abertura da 12º Jornada Jurídica do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi realizada pelo desembargador Luiz Eduardo de Sousa, na manhã desta quarta-feira (21), no Auditório Jorge Moraes Jardim. Como forma de homenagear os acadêmicos de Direito, o evento tem como objetivo se tornar um momento de reflexão, estudo e atualização da área do Direito.

Com esse pensamento, o desembargador afirmou em discurso que Justiça e conhecimento estão entrelaçados, pois “para se fazer justiça é preciso conhecer e, para conhecer, é preciso refletir, mas só isso não basta, é necessário também vivenciar”. Para ele, momentos assim convidam o público a refletir e, assim, contribuir para a solução das mais variadas demandas que chegam ao judiciário.

E por tratar de temas que envolvem diretamente a população, a 12ª edição do evento trouxe diversos assuntos da área penal. Para o promotor e coordenador da Procuradoria de Justiça Especializada em Crimes Praticados por Prefeitos, Marcelo André de Azevedo, “a Jornada Jurídica é importante para o acadêmico de Direito, mas também para o próprio Tribunal que, logo mais, receberá um profissional muito mais preparado”.

O promotor ministrou palestra sobre Direito Penal, com enfoque no crime de corrupção e aqueles relacionados a ela, como o que acontece em processos licitatórios e de peculato, e não só as mais comuns, como corrupção ativa e passiva. Flávia Osório, diretora da Divisão de Desenvolvimento Humano (DDH), afirmou que a Jornada Jurídica do TJGO sempre ocorre no mês de março para homenagear o dia do acadêmico de Direito, comemorado no 19 de maio.

Ainda na parte da manhã, o delegado da Polícia Civil do Estado de Goiás, Antônio André dos Santos Júnior, que atua desde 2003, falou sobre Culpabilidade, Erro de Tipo e Erro de Proibição e, em seguida, o advogado Júlio César Vieira Machado palestrou sobre Os Desafios da Advocacia diante do Processo Judicial Eletrônico (PJE)”. (Texto: Jovana Colombo / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Programação:
- 14 horas: Showlestra, com Luiz Flávio Gomes, doutor em Direito Penal pela Universidade de Complutese de Madri e mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP). Foi promotor de Justiça, de 1980 a 1983; juiz, de 1983 a 1998 e advogado de 1991 a 2001;
- 15h30: Debate
- 17 horas: Coffe break
- 18 horas: entrega de certificados