Após percorrer 20 quilômetros para chegar ao fórum de Itaberaí, Manuel Larino Cardoso, de 66 anos, vai começar a receber a sua aposentadoria. O benefício foi concedido durante o Projeto Acelerar – Mutirão Previdenciário, realizado na quarta (21), no fórum local.

Manuel saiu de casa às 4h30 da manhã e chegou pontualmente às 8 horas na porta do fórum. “Caminhei até a rodovia. Os outros 10 quilômetros eu arrumei carona”, contou. Sem casa, Manuel foi morar com um conhecido. Segundo ele, uma pessoa viu que ele não tinha onde morar e o deixou ficar lá, porém, em troca, ele olha os porcos e a represa do proprietário.

Manuel disse que só vai à cidade em casos urgentes, como a audiência que o motivou a pegar a estrada. Nessas ocasiões, ele gosta de sair “bem cedinho”. “Não gosto de andar carregando nada por causa do peso”, falou. Ele contou que o percurso tem animais e ele já até caiu em buraco. "Sem falar na poeira, que é muita nessa época do ano”. Por conta das dificuldades, enfrentar o percurso "é uma vez a cada 2 meses. O povo traz comida para a gente”, relatou.

Mesmo com toda a dificuldade, o aposentado disse estar feliz e “nem um pouco” cansado. “Agora vou ter o meu dinheirinho. Vim rezando de lá a aqui e deu certo”, frisou. Segundo ele, o atendimento foi mais rápido do que imaginava. “Achei que o `doutor´ (juiz) ia me enrolar. Andei tanto e quando cheguei aqui foi ligeiro”, disse, ao sair da audiência, que não durou mais que 30 minutos.

Em 60 dias, no máximo, ele começará a receber o benefício, porém os planos já foram feitos. “Vou comprar uma bicicleta porque não quero mudar da roça. Lá eu sou feliz”, finalizou.

Balanço

O primeiro dia do Mutirão Previdenciário – Projeto Acelerar, realizado nesta quarta-feira (21), em Itaberaí, promoveu cerca 140 audiências e concedeu 80 benefícios, no valor de mais de R$ 500 mil.

“O importante é que a maioria as pessoas que vêm ao fórum, moram longe, são idosos e têm dificuldades de se locomover. Portanto, o adiamento da audiência causa sérios transtornos. O trabalho do magistrado e dos servidores não tem hora para acabar”, frisou o juiz Rodrigo de Melo Brustolin, que realizou a última audiência às 20 horas. (Texto: Arianne Lopes  - Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)