vitor 11Para marcar a 12ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, será lançado nesta quinta-feira (29) o programa “Mulher Mais Segura”, às 9 horas, na sede da Guarda Civil Metropolitana, na Vila Aurora, em Goiânia.

A iniciativa surgiu de um acordo entre o Poder Judiciário, representado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a Prefeitura de Goiânia e a Guarda Cível Metropolitana com o intuito de realizar o acompanhamento frequente de mulheres sob medida protetiva.

vitorDuas viaturas da Guarda Civil, nas quais irão constar o efetivo de duas mulheres e um homem, serão responsáveis por visitar as mulheres logo após elas terem o pedido de medida protetiva consentido pelo Poder Judiciário. A equipe acompanhará de perto se os acusados de violência doméstica e familiar têm cumprindo a distância determinada das vítimas, e se essas não sofrem com ameaças.

As duas equipes da Guarda Civil foram treinadas para lidar com situações de violência contra a mulher. O efetivo feminino é encarregado por conversar e manter contato com as mulheres vítimas. Enquanto os agentes masculinos apenas acompanharão as ocorrências e somente entrarão em atividade se o auxílio deles for demandado.

O juiz Vitor Umbelino Junior, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Rio Verde, realizou uma palestra na terça-feira (27) na sede da Guarda Civil Metropolitana, e fará outra nesta quarta-feira (28) para 70 crianças da Guarda Mirim, no Centro de Referência de Assistência Social Curitiba II (CRAS), localizado setor Jardim Curitiba II, também na capital. O propósito das ações é divulgar o programa “Mulher Mais Segura” e conscientizar sobre ações realizadas contra a violência doméstica e familiar.  Para mais informações entre em contato com a Coordenadoria da Mulher pelo número (62) 3216-2397. (Texto: Amanda França – Estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)