O Barbeiro de Sevilla, de Gioachino Rossini, e o clássico Bolero,  de Ravel, foram as composições escolhidas pela Orquestra Sinfônica de Goiás para encerrar, sob a regência do maestro Joaquim Jayme, as comemorações oficiais dos 140 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Goás (TJGO), na sexta-feira (9). 

A solenidade, que aconteceu na Corte Especial, contou com a presença do presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, várias autoridades do Estado, demais desembargadores, juízes, e servidores, além da ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes. 

A ministra é uma goiana apaixonada pelo seu Estado e afirmou, na ocasião, que “ter o TJGO como um dos maiores e mais importantes Tribunais do país é um orgulho muito grande”. Para Delaíde Alves a comemoração de 140 anos é uma oportunidade de resgatar a história do Judiciário goiano.

Ao falar em nome da comissão organizadora do evento, o desembargador Itaney Francisco Campos, agradeceu o envolvimento dos parceiros nas comemorações. Para ele, esse momento além de projetar, fortalece o resgate da memória do TJGO.

A escritora e doutora, Lena Castelo Branco, foi responsável pela palestra de encerramento do evento. Com o tema “Poder Judiciário e a Evolução Institucional do Estado de Goiás”, a palestrante destacou a forte atuação do Judiciário goiano. “Em meus estudos, me impressionou o número de projetos em desenvolvimento, ações que o TJGO vem adotando no sentido de levar a Justiça às ruas e se aproximar do povo, que é o principal personagem”, contou.

Os ganhadores do Concurso de Redação Alusivo aos 140 anos do TJGO receberam as premiações durante o encerramento das festividades. O primeiro colocado foi o juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad e, em segundo e terceiro lugares ficaram os servidores Paulo Roberto Rezende Barros, da comarca de Mineiros, e Hebert Mendes de Araújo Schutz, de Rio Verde. A noite de festa foi encerrada com apresentação da cantora Grace Carvalho.

 

 

 

Currículo

Lena Castello Branco é natural de Paranaíba, do estado do Piauí. Atualmente é diretora da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, além de colaborar com diversos veículos de comunicação do Estado. Doutora em Ciências Humanas, com área de concentração em História Social pela Universidade de São Paulo, Lena é responsável por diversas obras literárias com abordagem da história de Goiás. (Texto: Lilian de França / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos