O juiz Wilson da Silva Dias realizou, na tarde desta quinta-feira (15), a primeira audiência de réu preso feita por meio do sistema de videoconferência no Fórum Criminal Desembargador Fenelon Teodoro Reis - o Fórum Criminal . O reeducando encontra-se preso na Casa de Prisão Provisória (CPP) enquanto responde a ação penal por tráfico de drogas. Além do mais, ele cometeu o crime enquanto era monitorado pela tornozeleira eletrônica, o que facilitou sua captura.

Segundo o magistrado, a iniciativa não só dá mais agilidade ao processo penal, como proporciona maior segurança à população. Para ele, a audiência por videoconferência evita que os interrogatórios deixem de ser realizados devido à indisponibilidade de escolta ou de veículos para fazer o transporte dos presos. “Isso gera atraso no processo e faz com que o réu permaneça mais tempo detido”, ressaltou.

O juiz destacou, ainda, que o sistema auxiliar na redução do tempo de tramitação das demandas. “Como não há deslocamento dos presos, conseguimos realizar um maior número de audiências”, pontuou. A audiência durou cerca de 20 minutos e o réu estava acompanhado por um advogado no presídio e por um defensor público no local onde aconteceu a audiência, para que seu direito de defesa seja respeitado. Segundo a diretoria do foro de Goiânia, a intenção é de que essa prática seja adotada em outras comarcas. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)