O quarto dia de comemorações dos 140 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi marcado pelo lançamento do Selo Comemorativo. Representantes dos Correios entregaram ao presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, réplica do carimbo que será utilizado em correspondências emitidas pela unidade dos Correios da Praça Cívica.

O Selo Comemorativo será utilizado em todas as correspondências encaminhadas pelo Judiciário estadual. De acordo com o diretor regional dos Correios, Sérgio Repolho, o selo e o carimbo marcam eventos importantes da sociedade, uma vez que registra, divulga e eterniza esses momentos. A tiragem total foi de mais de 24 mil selos.

O selo foi idealizado pelo design gráfico do Centro de Comunicação Social do TJGO, Wendel Reis. “A imagem escolhida faz referência ao inicio da história da Justiça em Goiás e seu crescimento ao longo deste 140 anos”, disse ele. As cores, em verde, amarelo e azul homenageiam a Justiça brasileira.

Palestra

A professora e escritora, Maria Augusta Santana Morais, encerrou a programação desta quinta-feira (8) com uma palestra. sobre “O Tribunal de Relações e Contextos Histórico de sua Instalação”. Para a escritora, “foi gratificante receber o convite, uma vez que a história de Goiás se cruza com o crescimento e o desenvolvimento da Justiça goiana”, afirmou. Segundo ela, o Judiciário estadual, como conhecemos hoje, passou por uma trajetória de muita luta, com dificuldades políticas, mas caminha para uma justiça ideal.

Maria Augusta nasceu em Piracanjuba, no dia 15 de julho de 1936. Participa ativamente do movimento agropecuário e foi a primeira mulher, em 2000, eleita para ocupar a Secretaria da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura do Estado de Goiás, conseguindo criar o Museu Agrário no Parque Agropecuário de Goiânia.

Professora universitária por muitos anos, pertence ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, à Academia Piracanjubense de Letras e Artes e ocupa a Cadeira n.º 34 da Academia Goiana de Letras. Ela é uma das fundadoras e sócia da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica de São Paulo e professora aposentada da Universidade Federal de Goiás. A historiadora tomou posse na Academia Goiana de Letras em 16 de agosto de 2007. (Texto: Lílian de França e Geovane Gomes / Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos