O juiz Paulo César Alves das Neves (na foto, ao centro), coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), recebeu nesta quinta-feira (14), o representante do Prêmio Innovare no Estado de Goiás, Altivo José da Silva (à esquerda), por ter inscrito o Programa Mediar é Divino, categoria Tribunal, na avaliação deste ano de 2016.

Paulo César disse que a inscrição do Mediar é Divino no Prêmio Innovare 2016 se deu em função de ele ser um instrumento inovador, uma vez que consegue aproximar o Poder Judiciário da população, com a instalação de centros de conciliação em várias igrejas. “É um trabalho de parceria entre o Judiciário e os líderes religiosos para que a gente possa realmente aumentar o acesso da população com o Poder Judiciário”, ressaltou o juiz. Segundo ele, programa está indo bem nas igrejas em que já foi implantado.

O Mediar é Divino é inédito no País e tem com meta difundir a cultura do diálogo e do fortalecimento dos métodos alternativos de solução de conflitos, em especial a mediação, no âmbito das entidades religiosas, como instrumento de pacificação social. Ele já foi destaque na imprensa brasileira e, depois de matéria no Jornal Nacional, teve destaque internacional com a publicação de reportagem no site americano Religions News.

Sobre a vista ao juiz Paulo César, Altivo da Silva observou que é de praxe esta proximidade do Instituto Innovare com o autor da prática, visando conhecer mais de perto o trabalho inscrito. O assistente Nupemec, Augusto Maciel de Souza Magalhães (na foto acima, à direita), também participou do evento. 

Prêmio Innovare
Criado em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas inovadoras que se desenvolvem no interior do sistema de justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem transformações relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais. (Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)