15-07-materiaerica2Vendedora de produtos cosméticos há cerca de 40 anos, Selma Lourenço Queiroz  teve uma grata surpresa na tarde de quinta-feira (14). Ela havia perdido a carteira com R$ 558,00 em um dos corredores do Fórum dr. Heitor de Moraes Fleury, no Setor Oeste,  e, após várias buscas, não tinha mais esperança de encontrá-la. Esse sentimento foi transformado em alívio pela honestidade do auxiliar administrativo da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), Carlos Henrique Meireles (foto à esquerda), e pelo trabalho em equipe da Assessoria da Polícia Militar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).


Carlos Henrique passava por um dos corredores do TJGO quando avistou a carteira com dinheiro de Selma Queiroz. O rapaz, então, entregou o acessório para o sargento PM Paulo Sérgio dos Santos. Segundo o auxiliar administrativo, em nenhum momento passou por sua cabeça ficar com o objeto e o dinheiro. “O que é meu é meu, e o que é dos outros, tenho a obrigação de devolver, eu deixo”, afirmou.

De posse da carteira, o sargento iniciou uma verdadeira busca-tarefa na Assessoria Militar pelo dono do objeto. “O rapaz nos indicou o local em que encontrou e através do nosso videomonitoramento (foto à direita) fizemos a identificação da vítima ao lado de uma servidora. Eu fui até a sala da funcionária e localizamos a pessoa”, contou o militar. A funcionária em questão é Maria Edmea Lino Cunha, servidora da Divisão de Atendimento ao Servidor. Foi a ela que Selma recorreu pedindo ajuda. “Ela veio até minha sala e estava nervosa dizendo que havia perdido a carteira. Dali a pouco veio o sargento Sérgio falar que estava em posse do dinheiro e eu liguei para ela, que ficou realmente emocionada”, disse.

Para o sargento, a atitude de Carlos Henrique foi louvável. “É uma atitude que hoje em dia é muito difícil de ver. E só Deus para reparar isso, a honestidade e a boa vontade de ajudar o próximo”. Paulo Sérgio também orienta as pessoas sobre como procederem no caso de perdas de objetos ocorridas nas instalações do Poder Judiciário. “Na falta de qualquer objeto, estamos sempre à disposição na nossa sala de monitoramento ou na base da Polícia Militar, para que sejam resgatados”.

Para Selma, a devolução foi surpreendente, uma vez que sua carteira de documentos é separada da de dinheiro e, portanto, não havia nenhuma identificação. “O dinheiro era referente a todas as minhas vendas de um mês. Eu não tinha esperanças de que fossem devolver. Essa atitude no mundo em que estamos vivendo hoje me deixa muito emocionada. Ele podia ter ficado com o dinheiro que ninguém ia saber, mas preferiu devolver”.

Achados e perdidos
15-07-materiaericaOs achados e perdidos ficam na sala operacional da Assessoria Militar do TJGO. Lá, dezenas de objetos, entre carteiras, bolsas, cartões de crédito e sombrinhas (foto à direita) ficam disponíveis para serem retirados por seus donos. Segundo o capitão Vitor Nunes de Oliveira, ao final de todo ano, os objetos são encaminhados para a central dos Correios, onde seguem à disposição para o resgate. (Texto: Érica Reis Jeffery - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO/Fotos: Aline Caetano)