A ministra Laurita Hilário Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entregou nesta tarde ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, convite para a posse no cargo de presidente do STJ. A solenidade será realizada no dia 1º de setembro, a partir das 17h30, no Tribunal Pleno do STJ, em Brasília (DF).

A ministra Laurita Vaz é a primeira mulher a ser eleita presidente do STJ. Natural da cidade goiana de Anicuns, é formada em direito pela Universidade Católica de Goiás – atualmente Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) – e especialista em Direito Penal e Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Laurita iniciou a carreira como promotora de justiça em Goiás. Foi nomeada para o cargo de subprocuradora da República com atuação no Supremo Tribunal Federal (STF). Promovida ao cargo de procuradora da República, oficiou no extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR). Atuou ainda na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho de 1ª instância.

Em 2001, Laurita Vaz foi a primeira mulher oriunda do Ministério Público a integrar o STJ. Desde então, foi ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedora-geral da Justiça Eleitoral. Desde 2014, ocupava a vice-presidência do STJ.