Com 1 ano e 6 meses de idade, Rhian Lucas da Silva Rocha, por ser portador da doença genética anemia falciforme, conseguiu, na sexta-feira (17), por meio da Justiça, o direito de receber o benefício assistencial da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). A criança estava acompanhada da mãe, Deliana Gonçalvez, de 21 anos.

O acordo foi homologado pelo juiz Rodrigo de Melo Brustolin, durante a realização do Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário, no Fórum de Niquelândia. O garoto receberá ainda R$ 8.008,00, valor referente ao retroativo de 4 de maio de 2015, data da citação. Na audiência estavam o promotor de justiça local, Ramiro Carpenedo Martins Netto, e a procuradora Eulina de Souza Brito Dorneles Berni. 

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em negros, mas que pode manifestar-se também nos brancos. Ela se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, adquirindo o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem. A doença causa dores e até lesão dos órgãos. Estima-se que 3,5 mil brasileiros nasçam com a anemia falciforme todos os anos. A doença preocupa porque pode ser um dos sintomas da leucemia.

“O médico me disse que ele poderá levar uma vida normal, mas precisa se alimentar direito e eu não tinha condições para isso. Se não cuidar, pode virar leucemia”, contou, ao dizer que mora com os pais, no município de Colinas do Sul, localizada a 90 quilômetros de Niquelândia. “Eu ainda tenho uma outra filha de 3 anos. Meu pai é pedreiro e minha mãe, passadeira. Eles não têm condições de manter a gente nem de dar alimentação diferente para ele, a gente custa comer arroz e carne”, completou.

Ela disse que a única renda é de R$ 250,00 do Programa Bolsa Família. “Eu não posso trabalhar e deixá-lo sozinho”, frisou. Segundo Deliana, o dinheiro será exclusivamente para comprar os alimentos necessários para o filho. “O tratamento é em Anápolis, mas a gente não paga”, ressaltou. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos