nnnNa última sexta-feira (13), foi realizado na comarca de Caldas Novas, o workshop com o tema Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes: Reflexões e Abordagem, uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e Polícia Civil do Estado de Goiás.

 

Juízes das comarcas de Caldas Novas e Itumbiara, promotores, delegados, conselheiros tutelares e equipes técnicas do MPGO e da CGJGO participaram das atividades. O primeiro encontro foi explanado pelas psicólogas Jaqueline Moreira Coelho e Juliana Borges Naves, da Unidade Técnica de Psicologia da Coordenação de Apoio Técnico Pericial (Catep) do MPGO.

mmmAs técnicas citaram o contexto em que ocorre o abuso sexual em crianças e adolescentes e como a criança deve ser abordada pelos profissionais. Para exemplificar, os participantes foram divididos em dois grupos e depois houve uma simulação (foto à esquerda). “Orientamos sobre as formas de abordagem na tratativa com a criança e com o adolescente vítima de abuso como as formas de perguntas que devem ser feitas para a criança e os tipos de perguntas”, pontua Jaqueline.

rrrr“Aqui houve troca de experiência e conhecimento. O objetivo foi finalizar o workshop com ideias que ampliam e facilitam o trabalho”, pontua a 1ª juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, Maria Socorro de Sousa Afonso Silva (foto à direita).

O Ministério Público do Estado de Goiás, junto com o Poder Judiciário, “vem estabelecendo trabalhos com as equipes interprofissionais forenses compartilhando diretrizes. Uma delas são as salas de depoimentos especiais porque percebemos que precisamos evoluir na forma de abordagem com as crianças e com os adolescentes”, pontua a promotora de Justiça Karina D'Abruzzo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público de Goiás.

Além da apresentação do contexto da violência sexual, estudo de caso e abordagens de entrevista, no período vespetino foi exibido o documentário Making a Murderer, do canal Netflix, para exemplificar como a condução de uma entrevista pode prejudicar e confundir o entrevistado dando a ele falsas memórias.

O encontro foi realizado no fórum da comarca de Caldas Novas. A 1ª juíza auxiliar da CGJGO, Maria Socorro de Sousa Afonso Silva fez a solenidade de abertura em nome do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho.

Estiveram presentes os juízes da comarca de Caldas Novas, Karinne Thormin da Silva, Vaneska da Silva Baruki, Luciana Monteiro Amaral; da comarca de Goiatuba, Sabrina Rampazzo de Oliveira e Marcos Vinícius Alves de Oliveira; da comarca de Itumbiara, Flávio Fiorentino de Oliveira , da comarca de Joviânia, Ana Paula Tano, da comarca de Morrinhos, Diego Custódio Borges, da comarca de Corumbaiba, Nunziata Stefania Valenza Paiva; da comarca de Catalão, André Luiz Novaes Miguel; da comarca de Goiandira, Hugo Gutemberg de Oliveira; da comarca de Ipameri, Maria Antônia de Faria; da comarca de Orizona, Ricado de Guimarães e Souza, da comarca de Pires do Rio, Hélio Antônio de Castro e da comarca de Urutaí, José dos Reis Pinheiro Lemes; o delegado de polícia, Wlisses Valentim de Menezes; os agentes da Polícia Civil, Roseno Nogueira e Giselle Valentim; o assistente do promotor de Justiça, Rafael Machado de Oliveira, Valdeniz de Souza, os conselheiros tutelares, Racib Garcia, Giselle Amorim, Lemildo Lopes, Raphael Borges, Andréia Guimarães, Raquel Silva e Mariana Leal e servidores do MPGO e da CGJGO.

O workshop será realizado também nas comarcas de Luziânia, Rio Verde, Uruaçu, Goiás, Iporá, Cavalcante e Goiânia com datas até dezembro deste ano. (Texto e fotos: Jéssica Fernandes - da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)