O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) abriram, na segunda-feira (16), as inscrições para o Curso de Conciliação e Mediação Judicial na 9ª Região Judiciária. As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de junho.

O curso oferecerá 32 vagas, das quais 8 serão destinadas à comarca de Corumbaíba, 2 para Caldas Novas, 2 para Cumari, 2 Goiandira, 2 para Ipameri, 2 para Orizona, 2 para Pires do Rio, 2 para Santa Cruz de Goiás e 2 para Urutaí. A indicação dos nomes das demais comarcas da 9ª Região serão feitas pelos diretores de Foro da comarca até o dia 21 de junho pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O curso será dividido em dois módulos. O primeiro, com 40 horas-aula, e o segundo, com pelo menos 60 horas de estágio supervisionado. O curso teórico será ministrado de 11 a 15 de julho, das 8 às 17 horas, no Fórum de Corumbaíba.

No segundo módulo, os alunos deverão fazer o estágio supervisionado. Os formados a dois anos ou mais, em dez casos reais, os demais em audiências reais ambos atuando em duas como observador, duas como co-mediador e em seis como mediador. Em seguida, deverão fazer um estágio autosupervisionado com 60 horas, em sessão de mediação para os formados há dois anos ou mais, em qualquer curso superior. Para os demais alunos, as 60 horas deverão ser feitas em audiências de conciliação.

A carga horária do curso é 100% presencial e o certificado será emitido pelo Nupemec ao fim da conclusão dos dois módulos. Para os alunos formados há dois anos ou mais, será emitido o certificado de Mediador Judicial; para os demais, de Conciliador Judicial. Quem fizer a inscrição e não comparecer ao curso fica proibido de participar de qualquer outro curso ofertado ou promovido pelo Nupemec, pelo prazo de seis meses.

Os interessados deverão enviar a inscrição pelo e-mail da comarca, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No e-mail, além do currículo, deverá constar a pretensão de disponibilidade para atuar como mediador/conciliador voluntário e o certificado de conclusão de curso superior (caso já tenham concluído).

O resultado da seleção para o curso será divulgado no dia 23 de junho, com suas respectivas turmas, no site do TJGO. Será de responsabilidade do candidato a verificação de seu nome na lista e a confirmação de sua participação no curso no mesmo e-mail onde foi efetuada sua inscrição, impreterivelmente, até o dia 28 de junho. A falta de confirmação pelo candidato poderá acarretar na sua substituição por um candidato inserido na lista de espera.

Os candidatos selecionados deverão contribuir doando dois quilos de alimentos não perecíveis ou um pacote de fralda geriátrica, que serão doados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (64) 3447-1086.  Confira aqui o regulamento. (Texto: Érica Reis Jeffery – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)