O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) recebeu nesta terça-feira (17) obras do artista Francisco de Assis Córdola, conhecido como Fé Córdola. A exposição se encontra no Espaço Cultural Goiandira do Couto, localizado no hall do TJGO.

Aos 83 anos de idade, Francisco já tem mais de 40 anos como artista. Natural do Rio Grande do Norte, começou sua carreira em Goiânia. Ele já trabalhava com artesanato e desenho, quando seus amigos lhe disseram que ele era um artista. "Eu fui na onda e deu certo. Tive várias funções, mas quando comecei a pintar, eu senti que a minha procura tinha terminado", contou Fé Córdola.

Antes de iniciar sua carreira artística, foi dono de bar, trabalhou como borracheiro e chegou até a vender churrasco na rua. Logo quando começou a pintar, Francisco Francisco1foi procurado para realizar uma exposição no exterior, mas não estava muito seguro e recusou. Contudo, hoje em dia, muitos de seus quadros se encontram espalhados por países da Europa e América Latina, como Colômbia, Bélgica e Espanha. Algumas de suas pinturas já foram escolhidas para compor cenários de novelas televisivas.

Suas obras não possuem um tema fixo, indo do religioso ao abstrato. "Não tenho um tema que sigo como regra. Estou sempre procurando temas novos, diversificando, ousando, e se
Deus me der tempo, um dia vou ser artista", brincou. Seus quadros estão a venda, com preços variando de R$ 720,00 a R$ 4,9 mil.

O artista plástico e escultor goiano Antônio Vieira esteve presente na exposição. Ele disse que o trabalho de Fé Córdola transmite uma grande mensagem, é suave, alegre e de grande valor cultural. Além dele, também estiveram presentes, os artistas Deni Vilela, Vânia Ferro, Omar Souto, Evandro Soares e o Assessor Cultural do TJGO Gabriel Nascente. (Texto: Gustavo Paiva - Fotos: Gustavo Paiva e Wagner Soares - estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)