Todos os servidores das Varas Cíveis de Goiânia farão curso de capacitação para se adequarem ao novo processo eletrônico. O anúncio foi feito pelo diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, durante reunião na terça-feira (17) com os escrivães e encarregados de escrivanias das varas cíveis oficializadas da capital, pela manhã, e com os das varas de Família e Sucessões, à tarde. Na pauta das duas reuniões, além do anúncio do curso de capacitação para os servidores, também foi debatida a implantação do processo eletrônico e mudança para o novo prédio do Fórum Cível. 

Ao abrir a reunião, Wilson Dias falou sobre a implantação do processo eletrônico na comarca de Goiânia. Ele deu o exemplo do que está sendo feito nas varas de Fazendas Públicas da capital e prevê que, “assim como acontece nas varas das Fazendas Públicas com a implantação do processo eletrônico, vamos sofrer menos com a falta de servidores”.

Após explanar sobre o processo de digitalização e as vantagens da implantação do processo digital, o diretor do Foro da comarca de Goiânia ressaltou a importância dos servidores das varas cíveis oficializadas participarem dos cursos de capacitação que ocorrerão em junho. “Para que a implantação do processo eletrônico tenha êxito e ocorra sem prejuízo à prestação jurisdicional é preciso que os servidores participem dos cursos”, afirmou o magistrado. Ele também anunciou que os servidores podem se revezar durante os cursos, “para que os serviços nos cartórios não sejam interrompidos”, completou.

Os cursos foram divididos em 11 turmas, nos períodos matutino e vespertino, sendo a primeira com aulas nos dias 1º, 2 e 3 de junho, para 40 participantes. As aulas terão sequência nas duas semanas seguintes ( 7, 8 e 9, e dias 14, 15 e 16). Magistrados e assessores das varas cíveis também farão o curso, com uma turma no dia 10, e outra no dia 17 de junho. Em julho, está reservada turma para o período entre 12 e 14 daquele mês.

Todos os 16 escrivães e encarregados de escrivanias que participaram da reunião elogiaram a implantação do processo eletrônico na comarca de Goiânia. Para Kléber Luiz Ferreira de Carvalho, escrivão da 16ª Vara Cível Ambiental da comarca de Goiânia, “o processo eletrônico representa um avanço para o Judiciário goiano, o que dará maior segurança e agilidade na prestação jurisdicional”. Kléber também considerou muito importante a realização da reunião, “porque serviu para tirar todas as dúvidas em relação à implantação do processo digital e reforçou a importância do servidor se capacitar”, explicou o escrivão.

Também participaram da reunião com os escrivães, o diretor de informática do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Luiz Mauro Silveira; o coordenador judiciário da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia, Thiago Borges Dutra de Castro; e a assessora-geral da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia, Marina Sales Penteado. (Texto: Bruno Rocha, assessor de imprensa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia)