O Programa Acelerar - Núcleo Previdenciário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) já realizou mais de 5 mil audiências, com 4.361 sentenças proferidas somente esse ano. Iniciada em janeiro, a força tarefa já passou por 33 comarcas e a previsão é que mais 30 comarcas ainda sejam beneficiadas.

O dado foi divulgado pela coordenação do Núcleo Previdenciário, nesta quinta-feira (19), que apresentou ainda o valor pago em atradados. Foram R$40.543.631,19. Para o juiz Reinaldo de Oliveira Dutra, que coordena a ação no Estado, os números demostram que a equipe do Acelerar Previdenciário está trabalhando de forma intensa. “Estamos dentro das nossas expectativas. Esses números do primeiro semestre – que ainda não acabou – revelam a importância dos trabalhos para atender o maior número de comarcas, uma vez que haverá paralisação parcial durante o período eleitoral que será nos meses de agosto, setembro e início de outubro”, ressaltou.

Segundo o magistrado, a expectativa é de que o mutirão continue prestandor um bom serviço à comunidade e que os processos previdenciários sejam julgados de forma célere. “O esforço concentrado demonstra que o Judiciário estadual em Goiás está preocupado em resolver o problema das pessoas mais carentes e dá atenção especial ao jurisdicionado que tem demanda previdenciária”, salinetou.

Reinaldo Dutra lembrou ainda que, em março deste ano, o programa passou a contar novamente com a presença dos procuradores federais da Advocacia Geral da União (AGU). Eles paralisaram suas atividades em abril de 2015 para reivindicarem melhores condições de trabalho e equiparação remuneratória.

Formoso
Durante esta semana, a equipe do Acelerar Previdenciário está na Região Norte de Goiás. Os trabalhos iniaciam em Minaçu e nesta quinta (19) e sexta-feira (20) chega a Formoso para realização de cerca de 170 audiências.

O juiz Andrey Máximo Formiga é respondente pela comarca que conta com cerca de 2,6 mil processos em tramitação. Para os trabalhos da semana, foram montadas três bancas nos fóruns de Minaçu e Formoso, presididas pela diretora do Foro de Minaçu, Hanna Lídia Rodrigues Paz Cândido; pelo coordenador do Núcleo Previdenciário, Reinaldo de Oliveira Dutra; e pelo juiz Jonas Nunes Resende. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos