O juiz Paulo César Alves das Neves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), inaugurou nesta terça-feira (31) o Espaço Mediar é Divino, na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, localizada na Avenida Circular, Qd E, Lt. E-1 – Setor Expansul, em Aparecida de Goiânia. Instalada no Centro Catequético São Paulo II, a unidade conta com uma sala de mediação dentro dos padrões propostos pelo Nupemec e já está pronta para funcionar, com o início dos atendimentos na segunda-feira (6). O Mediar é Divino treina líderes religiosos para promover a solução consensual dos conflitos entre os membros de sua comunidade.

O coordenador do Nupemec ressaltou a importância deste novo espaço, lembrando que ele vem estabelecer o fortalecimento de uma parceria entre o Poder Judiciário e a Igreja Católica, com a finalidade única de melhor atender o cidadão. “Aqui estamos abrindo mais uma porta para que as pessoas da comunidade possam procurar o espaço em busca de solução dos seus  conflitos. Aqui o atendimento será gratuito, realizado por pessoas capacitadas e treinadas em cursos autorizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e creditamos que essa parceria já nasceu vitoriosa graças à união dessas duas instituições, que têm objetivos comuns: proporcionar ao cidadão um melhor atendimento onde ele possa encontrar um local que será ponte para solucionar seu problema”, ressaltou Paulo César.

O padre Luiz Augusto Ferreira da Silva afirmou que sua paróquia recebeu o Espaço Mediar Santa Terezinha de Menino Jesus com muita gratidão a Deus, pois é uma inspiração também de Deus. “ É com muita alegria e muita esperança que nós acolhemos este projeto, que estamos iniciando hoje de maneira definitiva, na certeza de que os frutos vão acontecer e melhorar muito mais a vida de nossas famílias”. O sacerdote afirmou que este espaço é para fazer acontecer a reconciliação, a unidade e a paz. Disse também esperar que este trabalho possa se multiplicar.

O Mediar é Divino nesta paróquia conta com três mediadores judiciais: Karla Iskandar, Paulo Roberto do Prado Júnior e Sirlene Dias de Faria Lopes. Segundo Paulo Roberto, no primeiro dia de atendimento começam as marcações das audiências, que deverão ocorrer de 20 a 30 dias após o primeiro contato. Segundo explicou, após o atendimento inicial, recebida a demanda de uma das partes, a outra será notificada para a audiência de mediação. Formulado o acordo, o termo da audiência será remetido ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para encaminhamento ao um juiz.

Foi nesta paróquia que aconteceu o programa piloto do Mediar é Divino, com a realização de audiência, ocorrido no ano passado. A iniciativa ganhou repercussão nacional, tendo sido objeto de reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. Esta é a segunda paróquia da Igreja Católica a receber o Mediar é Divino. A primeira beneficiada foi a Paróquia Sagrada Família, de Goiânia, em 11 de maio. (Texto: Lílian de França/Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos