A comarca de Alto Paraíso vai receber, nesta semana, entre os dias 4 e 8, a 1ª Semana da Mediação. Serão mais de 300 processos de naturezas variadas, que poderão ser resolvidos consensualmente entre as partes durante o evento.

Segundo o juiz respondente pela comarca, Thiago Cruvinel Santos, “o acervo local totaliza 7 mil ações e a iniciativa vai colaborar para dar maior celeridade processual”. A iniciativa tem apoio da Associação Veadeiros, organização sem fins lucrativos que promove ações sociais na região.

Serão seis bancas de mediação, que vão contar com os trabalhos de alunos que concluíram recentemente o módulo teórico do curso para a formação de mediadores e conciliadores. Eles serão supervisionados por instrutores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Além do aspecto processual, o evento vai propiciar formação de novos colaboradores para atuarem nas audiências de conciliação e mediação, já obedecendo o novo Código de Processo Civil, que as inclui como fase natural do processo”, destacou o magistrado.

Um dos instrutores, o advogado Fernando Cruvinel, acredita que “a turma de novos mediadores e conciliadores é uma das primeiras do País após a vigência do novo CPC”. O profissional completa que a formação da mão de obra especializada “vai colaborar bastante com o Poder Judiciário local”.

Para o evento, foram selecionados processos mais antigos, de assuntos variados, como inventários, possessórias e demarcação de terra. “São ações que, além de demorarem suas tramitações, podem ser resolvidas, de forma melhor, por meio da solução consensual”, explicou um dos instrutores do curso e supervisores das bancas, advogado Fernando Alves de Souza. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação)