Ao abrir na manhã desta segunda-feira (4) os trabalhos do mutirão da contadoria na comarca de Goiânia, o diretor do Foro, juiz Wilson da Silva Dias, destacou a importância da realização da força-tarefa e anunciou a previsão de baixar em torno de 6 mil processos dos mais de 12 mil que aguardam feitura de cálculo. Durante duas semanas, de 4 a 8 e de 11 a 15 de abril, 54 servidores, sendo 43 vindos das comarcas do interior, vão trabalhar no mutirão, que acontece na sala da Diretoria do Foro de Goiânia, localizada no Fórum Desembargador Fenelon Teodoro Reis, no Jardim Goiás. 

Na abertura simbólica da força-tarefa, Wilson Dias (foto à direita) agradeceu a todos os servidores envolvidos e também aos diretores das comarcas do interior que liberaram seus contadores, ressaltou a importância do trabalho para a comarca da capital e ainda relatou que está promovendo algumas medidas para a melhoria da prestação de serviço na contadoria. Ele também anunciou que a Diretoria do Foro da comarca de Goiânia elabora um programa que facilitará a feitura de cálculos, e destacou o trabalho de digitalização de processos que ocorre na comarca da capital desde o fim de 2015.
Wilson Dias informou que, para atender a grande demanda da feitura de cálculo na comarca de Goiânia, promoveu uma série de melhorias, como a ampliação do número de servidores e a ampliação do espaço físico. Ele também lembrou que em setembro de 2015 foi inaugurada a Contadoria Judicial Criminal, que atualmente funciona no 5º andar do Fórum Criminal. “Antes, a comarca de Goiânia contava apenas com uma contadoria que realizava cálculos das varas criminais, cíveis e de fazendas públicas”, disse o magistrado.
“Como a nossa demanda é muito alta, decidimos convidar os serventuários do interior para nos ajudar nesse trabalho de cálculo. E alguns desses processos aguardam há meses esse cálculo, em sua maioria de custas finais. E vamos aproveitar esse mutirão para fazermos um levantamento desse processos e sabermos quais que dependem apenas dos cálculos para serem arquivados”, informou Dias. (Texto: Bruno Rocha - assessoria de imprensa da Diretoria do Foro de Goiânia/Fotos: Hernany César - Centro de Comunicação Social)