“Depois de quase um ano tentando conseguir receber o seguro DPVAT na Justiça hoje consegui essa benção em apenas 10 minutos nessa audiência de conciliação. Estou muito feliz porque esse dinheiro vai me ajudar a superar algumas dificuldades do acidente, pois ficou difícil trabalhar”. O relato é do porteiro Gessivan Nunes da Silva, de 42 anos, um dos vários beneficiados com o mutirão de Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) promovido de hoje (4) até sexta-feira (8) pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Estão previstas 600 audiências concentradas de conciliação, que ocorrem na sala 168 (térreo do fórum), das 9h às 16h30, com seis bancas montadas para atendimento ao público.

 Representante da Seguradora Líder dos Consórcios dos Seguros DPVAT, Naisy Carvalhaes Bernardino, explicou que o encerramento do trâmite processual também é vantajoso para a empresa e assegurou que Gessivan receberá R$ 5.062,50 por invalidez em razão da lesão permanente adquirida com o acidente de moto sofrido no ano passado. “Além da proposta de acordo também podemos realizar a perícia no momento da audiência, o que facilita muito nossa avaliação. Pagamos o segurado de acordo com a tabela prevista em lei, conforme os casos previstos na legislação: invalidez, despesas médicas e morte. É interessante observar, por exemplo, que antes do novo Código de Processo Civil (CPC), que faz menção expressa à necessidade de incentivo à adoção de métodos de solução consensual de conflitos, tais como a conciliação e a mediação, o TJGO já utilizava esse método. Todas as partes saem ganhando”, enalteceu.

O juiz Paulo César Alves das Neves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, explicou que no decorrer no ano são realizados vários mutirões do DPVAT, inclusive no interior do Estado. “A solução célere dos conflitos por meio de acordos, do diálogo aberto, da conciliação é um clamor de toda a sociedade. O Tribunal goiano sempre esteve em posição de destaque no cenário nacional quando se trata da conciliação. Os resultados são realmente impressionantes e só temos o que comemorar”, ressaltou. (Texto: Myrelle Motta/Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)