O juiz Paulo César Alves das Neves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), foi eleito na última sexta-feira (15), por unanimidade, para o cargo de 2º vice-presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec). A indicação aconteceu durante o 3º Encontro do Fonamec, realizado em Cuiabá (MT), no qual o Projeto Mediar é Divino foi apresentado no painel de boas práticas dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). 

 

Para Paulo César (foto à direita), a escolha é motivo de orgulho, uma vez que Goiás tem se empenhado ao máximo no que tange a solução de conflitos via conciliação e mediação e se destacado no cenário nacional, com várias referências e premiações, como o Mediar é Divino. “Recebemos essa escolha com muita honra e sabemos que é resultado de trabalho e dedicação. O Fonamec hoje é auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nas políticas de tratamento de solução de conflitos para fortalecer a mediação e a conciliação, por essa razão tem força vinculativa. Essa escolha aumenta, portanto, as decisões de Goiás em âmbito nacional nesta seara”, enfatizou.

O Fonamec é composto pelos coordenadores dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Numepec) dos Estados, do Distrito Federal e pelos magistrados dirigentes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). A finalidade é promover discussões e levantar boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.

Moção de aplausos

Após ter ganhado destaque internacional com a publicação de matéria no site americano Religions News e a ampla repercussão no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, o Programa Mediar é Divino, idealizado pelo juiz Paulo César e lançado durante a Semana Nacional da Conciliação no ano passado, recebeu Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa de Goiás no último dia 6 de abril. A deferência foi endereçada aos juízes Paulo César e Romério do Carmo Cordeiro, auxiliar da Presidência do TJGO. A Moção de Aplausos nº 454/2016 é de autoria do deputado dr. Antônio Carlos Caetano de Moraes. O Mediar é Divino capacita líderes religiosos para atuar na mediação e conciliação de conflitos da comunidade. O curso, ministrado aos líderes religiosos, é reconhecido pelo CNJ. (Texto: Myrelle Motta - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos