“Com o dinheiro que vou receber, quero comprar uma cama para milha filha.” Este é o sonho de Maria Aparecida da Costa Silva, de 41 anos, que conseguiu o benefício auxílio-doença urbano, referendado pelo Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário, que está sendo realizado na comarca de Mozarlândia desde quarta-feira (27) e com encerramento dos trabalhos na tarde desta quinta-feira (28).

Maria Aparecida é portadora de uma deficiência no pé esquerdo há mais de 15 anos, com degeneração cutânea, ou seja, necrose na ferida. Diante deste quadro, apresenta ausência de impulsos, ficando impossibilitada até de se locomover, pois sente muita dor no pé. O seu pleito, na ação ordinária de auxílio doença com pedido alternativo de aposentadoria por invalidez, foi concedido pelo juiz Flávio Fiorentino de Oliveira, em audiência que contou com a presença do procurador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Joaquim Pedro da Silva.

Com muita dificuldade de andar, ela contou que, mesmo assim, tão-logo saiu da sala de audiência foi diretamente à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro agradecer a Deus pela bênção recebida. “Nada mais justo do que me curvar diante do Santíssimo, porque quando dei entrada nesta ação, há três anos, foi diante dele que pedi proteção”, ressaltou Maria Aparecida, muito emocionada.

Auxiliar de produção num frigorífico na cidade, ela disse que, tendo de se manter em pé por várias horas durante o dia, agravou ainda mais seu estado de saúde, provocando dores e sofrimento. “Sofrimento, dificuldade e humilhação”, são três palavras ditas por ela para descrever o que tem passado desde que caiu doente. “Passei muita dificuldade e muita humilhação por ter pouco estudo e ser deficiente. Gente assim não tem oportunidade de serviço, pois não dá conta de fazer nada”, afirmou.

Ela mora num barracão construído pela igreja que frequenta e o seu segundo sonho é fazer um quarto para a filha. “Quero fazer um quarto bem bonito para ela, pois dividimos a mesma cama e, como toda menina de sua idade, ela quer ter o seu próprio. É uma boa filha e é por ela que arrumo forças de lutar pela vida”, falou Maria Aparecida, afirmando que, de tão ansiosa que estava com o resultado da audiência, precisou tomar um calmante, pois nem deu conta de fazer nada de tanta felicidade. “Parece que estou sonhando”, afirmou. O benefício que ela conquistou deverá ser implantado no prazo máximo de 60 dias e o pagamento das parcelas vencidas, no valor de R$ 8 mil.

Trabalhos

No primeiro dia de trabalho desta 4ª Edição do Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário em Mozarlândia foram realizadas 85 audiências, com 56% de benefícios concedidos, totalizando R$ 588.558,84 de atrasados. Estão colaborando com o evento os juízes Gabriela Maria de Oliveira Franco (Caiapônia), Luciano Borges da Silva (Juizado Especial Cível e Criminal de Santa Helena de Goiás) e Volnei Silva Fraisat (Vara Cível, Criminal, da Infância e da Juventude, das Fazendas Públicas e de Registros Públicos de Jussara), além de Nickerson Pires Ferreira (2ª Vara – Cível, Criminal, das Fazendas Públicas e de Registros Públicos de Inhumas), que responde por Mozarlândia.

Pelo INSS estão atuando a procuradora Eulina Brito Dorneles e os servidores Davi Medeiros Milazzo, Gerson Falieros de Araújo, Kamilla Santos Oliveira Lobianco, Robson Alexandre da Silva e Katiane Alves Barbosa. (Texto: Lílian de França/Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos