O Programa Educacional de Mediação de Conflitos teve início na manhã desta segunda-feira (3), no plenário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O projeto, que tem a proposta de buscar alternativas para solucionar conflitos no ambiente escolar, é fruto de uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa, representando o presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, deu início à solenidade, saudando os presentes. A magistrada alertou o público sobre a importância de “orientar adequadamente crianças e adolescentes para lidar com conflitos de forma mais saudável, evitando que percorram o caminho drástico das unidades prisionais”.

O secretário municipal de Educação, professor Marcelo Ferreira da Costa, destacou que “desde 2017 a Prefeitura da capital está investindo na preparação de equipes para mediar os conflitos no âmbito das relações escolares, evitando que a situação se agrave para denúncias e procedimentos administrativos, que poderiam ter sido solucionados por meio das ferramentas da conciliação”, falou ele, em referência às ações adotadas pela administração municipal.

Segundo a titular da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação e idealizadora do programa, Clédia Maria Pereira, a metodologia do programa é voltada à prevenção e contribui com o grupo gestor para administrar de forma positiva os conflitos que surgem na escola. “A parceria com o TJGO nos capacitou a mediar os conflitos, por meio de cursos de conciliação, viabilizando nossa tarefa de firmar novas adesões ao programa”.

Compuseram a mesa, além da juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa, representando o presidente do TJGO; o juiz auxiliar da CGJGO, Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, representando o corregedor-geral da Justiça desembargador Kisleu Dias Maciel Filho; o titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Rio Verde e membro da Coordenaria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, representando a presidente da Coordenadoria, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis; a titular do Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Goiânia e coordenadora geral da Infância e Juventude, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva; o palestrante Decildo Ferreira Lopes, juiz da comarca de Goianésia, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, promotor de Justiça Rafael Machado de Oliveira; o secretário da Casa Civil, Anderson Máximo de Holanda, representando o governador Ronaldo Caiado; o secretário municipal de educação, professor Marcelo Ferreira da Costa, representando o prefeito Iris Rezende Machado e a gestora da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da Educação, professora Clédia Maria Pereira. (Texto: Carolina Dayrell/ Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)