O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes; o vice-presidente, desembargador Nicomedes Domingos Borges, e o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, receberam na manhã desta quinta-feira (6), visita institucional do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz.

Além dos dirigentes do Judiciário goiano, o  desembargador Delintro Belo de Almeida Filho; a secretária-geral da Presidência, Eliene Maria Ramos; o diretor-geral, Rodrigo Leandro da Silva; a esposa do desembargador-presidente, Mariazinha Lemes; a esposa do corregedor-geral, Regina Célia de Miranda Maciel e servidores também participaram do encontro que aconteceu no gabinete do presidente.

Dom Washington Cruz lembrou do papel importante da Justiça e convidou a todos para participarem da Romaria do Divino Pai Eterno, que acontecerá em Trindade no fim do mês de junho e início do mês de julho. “Não podemos desanimar jamais. Cristo morreu, venceu e ressuscitou. Então, não fiquemos mais abatidos do que devemos porque Cristo venceu”, salientou.

O representante da Igreja Católica na Capital entregou exemplares de um livro de sua autoria, intitulado Alegres na Verdade.

Perfil
Washington Cruz nasceu no dia 25 de maio de 1946, na cidade de Itabuna, no Estado da Bahia. Em 16 de janeiro de 1966, após um ano de Noviciado em Colombo (PR), fez os primeiros votos religiosos na Congregação Passionista. No mesmo ano  foi estudar em Roma, permanecendo por 8 anos na cidade eterna, onde cursou Filosofia (Bacharelado), Teologia e Especialização para Licenciatura em Teologia, na Universidade Lateranense.

Seu primeiro campo de trabalho foi sua cidade natal, onde permaneceu por 2 anos e meio como pároco da Paróquia Santa Maria Goretti. Em 1976 foi para Jequié, como coordenador das Missões Populares, onde permaneceu até março de 1978, quando foi transferido para Salvador, como pároco da Paróquia Boa Viagem e formador dos jovens passionistas, onde permaneceu até a sua nomeação como bispo.

Exerceu também a função de coordenador do Zonal VI (Regional Pastoral da Cidade Baixa), Salvador, capital da Bahia. Em 25 de fevereiro de 1987, foi nomeado bispo para a Diocese de São Luís de Montes Belos- Regional Centro Oeste.

Em maio de 1987, foi ordenado bispo na Catedral de Salvador-Bahia e no dia 7 dias de junho de 1987, na Catedral São Luiz Gonzaga, numa celebração presidida por D. Antonio Ribeiro de Oliveira, concelebrada por D. Stanilau Van Mellis (bispo emérito da Diocese naquela época) e todos os padres da Diocese, toma posse na Diocese de São Luís de Montes Belos.

Em 8 de maio de 2002, foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Goiânia e, no dia 14 de julho do mesmo ano, tomou posse numa bonita celebração. Veja galeria de fotos (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)