Construída em parceria pelo Poder Judiciário, Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Conselho da Comunidade de Jaraguá, Câmara Municipal e Prefeitura local, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (27) a nova Unidade Prisional da comarca. A solenidade contou com a presença de várias autoridade e dos representantes dos três Poderes, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes; o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira.

As chaves do novo presídio foram entregues pelo desembargador-presidente e pelo juiz de execução penal da comarca de Jaraguá, Liciomar Fernandes da Silva, ao governador. A nova unidade possui 10 celas distribuídas em 2 alas, com capacidade para 120 vagas, que vão abrigar presos condenados e de alta periculosidade. A obra, que foi edificada numa área de 6 mil metros quadrados, possui também sala de monitoramento, consultórios odontológico e médico, 14 câmeras de monitoramento, muro com 4,5 metros de altura e cerca elétrica.

O presidente do TJGO frisou que o exemplo de Jaraguá deve ser seguido. “Houve aqui uma união de esforços. Estamos contribuindo com o Estado e os benefícios virão”, salientou, ao citar que outras comarcas de Goiás também têm boas práticas e servem de exemplo para o País.

O governador elogiou o trabalho e esforço de todos os envolvidos. Segundo ele, a obra só foi adiante porque houve liderança e credibilidade. “Jaraguá deu o exemplo é isso eu vou levar para todo o Estado. Parabéns pela atitude de cada um que contribuiu para que essa nova unidade prisional fosse entregue hoje”, frisou.

Para o juiz Liciomar Fernandes, a construção da nova unidade prisional de Jaraguá foi um desafio, mas só foi feita porque tivemos uma convergência de vontade. Todos tiveram vontade de ver esse presídio pronto. Essa obra foi, inicialmente, um sonho e hoje é realidade”, disse. O magistrado lembrou que quando assumiu a Execução Penal da comarca, em 2013, se deparou com uma obra inacabada e foi a partir disso que começou a pensar em algo para concluí-la.

A obra, conforme explicou o juiz, foi feita com verbas de prestação pecuniária, transação penal e multa de suspensão condicional de processo. “Esta obra é a prova de que a união dos Poderes Constitucionais e comunidade podem fazer a diferença na vida do indivíduo e da sociedade”, salientou Liciomar.

De acordo com o promotor de Justiça da comarca, Everaldo Pereira, a antiga unidade será a Casa de Prisão Provisória da cidade. “Aqui é um presídio de segurança máxima, lá será a CPP”, afirmou. “A antiga unidade é da década de 40 e sua capacidade é para 50 presos, hoje lá tem 150, ou seja, 100 a mais que comporta. Esperamos que o problema de fugas em Jaraguá seja resolvido”, completou.

O procurador-geral de Justiça em Goiás, Ayton Flávio Vechi, destacou que a obra que está sendo entregue é fruto da atitude de pessoas que se uniram para fazer o bem. Segundo ele, o mais importante foi o resultado alcançado. “O grande resultado alcançado aqui é o espírito de colaboração de cada um e quem ganhou foi a sociedade”, enfatizou.

Para o prefeito Zilomar Antônio de Oliveira, o dia de hoje é um dos mais importantes para a cidade. Ele fez questão de frisar que a obra só está sendo entregue graças à união dos três Poderes. “Uma união em prol de um único objetivo que é para o bem do povo”, concluiu.

Termo de entrega

Durante a solenidade, foi assinado um termo de entrega no qual o juiz Liciomar Fernandes passa cerca de 10 mil peças de vestuários apreendidas durante a operação “Piratas do Cerrado” à Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ) e à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). As primeiras-damas Mariazinha Machado Lemes e Gracinha Caiado receberam as peças.

Homenagens

O presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes;  governador Ronaldo Caiado;  desembargador Amaral Wilson; os juízes de Jaraguá Liciomar Fernandes, Everton Pereira dos Santos e Nina Sá Araújo; promotores; dentre outras autoridades, foram homenageados pelo prefeito com uma placa pelo reconhecimento aos serviços prestados à população jaraguense. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos