Teve início na manhã desta segunda-feira (1º), no auditório do Fórum Cível, no Parque Lozandes, mais uma edição do programa Oficina de Pais, fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Associação de Terapia Familiar de Goiás (Atfago). O programa, também conhecido como Oficina de Parentalidade, tem a finalidade de difundir conhecimento e orientação para as famílias de pais separados sobre como lidar com disputas de guarda dos filhos.

De acordo com a psicóloga clínica Ângela Baiocchi, presidente e fundadora da Atfago, terapeuta familiar e responsável pela execução do projeto, o conflito familiar tem muito a ver com o estado emocional das pessoas, e os pais, geralmente, em função dos litígios, não conseguem encontrar um caminho para lidar de forma pacífica com o processo de separação, minimizando os danos para as crianças. "Essa orientação que recebem aqui traz um alento para essas famílias criarem seus filhos em harmonia, mesmo o casal estando separado”, explicou ela.

O administrador de empresas Benedito Tomás de Aquino, que também já frequentou outras edições do projeto, enxerga o programa “como uma possibilidade de minimizar os impactos do processo de separação no desenvolvimento dos filhos." Segundo ele, esse apoio psicológico fornece suporte emocional para lidar com as situações de conflito.

Reação mais serena

Sueli (nome fictício), costureira de 21 anos e mãe de uma menina de 1 ano e 4 meses, também é parte em um processo de divórcio litigioso em uma unidade judiciária de família da capital. Ela conta que tem aprendido a reagir de forma mais serena às diversas situações envolvendo o divórcio do ex-companheiro e a convivência com a filha. “Aqui, aprendemos que a separação não tem nada a ver com a criança, e que a alienação parental é uma violência para os pequenos, que já estão fragilizados e confusos com o processo de separação”, avalia. (Texto: Carolina Dayrell/ Foto: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)