Em auxilio na 1ª Vara Criminal de comarca de Rio Verde, o juiz Rodrigo de Melo Brustolin realizou, entre os dias 8 e 12 de julho, um mutirão carcerário na unidade. Os trabalhos aconteceram no salão do Tribunal do Júri do fórum local.

Durante o mutirão foram examinados cerca de 700 processos, incluindo também alguns do regime aberto, tendo dele participado 25 advogados. "Em razão do mutirão, foram realizadas 17 progressões de regime, apresentados 5 sentenciados em juízo pelos defensores e revogados mandados de prisão com designação de audiência admonitória para início de cumprimento de pena", frisou o magistrado.

Segundo Rpdrigo Brustolin, ainda durante o mutirão, foi sugerida a realização de outro, para realização dos PADs (Processos Administrativos Disciplinares) de reeducandos do regime semiaberto que se encontram pendentes, tendo sido designado para os dias 22 e 23 deste mês também no salão do júri.

O magistrado considerou a quantidade de reeducandos do regime fechado e semiaberto que se encontravam com data provável de progressão ou com data de término da pena vencidos e a realização de uma inspeção no Centro de Inserção Social (CIS). O mutirão contou com a participação da OAB/Rio Verde, com cerca de 25 advogados que aderiram voluntariamente à iniciativa. Foram analisados todos os processos de reeducandos que se encontram cumprindo pena em regime fechado e semiaberto.

Os advogados que participaram foram: Alessandro Gil Moraes Ribeiro, Amarildo Aparecido Borges de Jesus, Andréa Maria Ferreira Tartuce, Arício Vieira da Silva, Belchior Epaminondas Wenceslau Júnior, Brenda de Oliveira Caixeta, Danielle Phamella Carvalho Loiola, Danilo Marques Borges, Eliovaine Govea da Silva, Felipe Mendes Vilela, Gracielle Rodrigues Martins, Hugo Vieira Santos, Jamily Silva Cunha, Ketreen Borges Leandro, Ketrini Guimarães Sousa, Lindomberto Moraes da Silva, Lucas Moreira Costa Domingos, Marcos Walisson Morais Bezerra, Marlos Victor Rosa Pereira, Mirelle Gonsalez Maciel, Nayhara Priscylla Ferreira Sousa, Pamera Larissa Mendes de Oliveira, Rogério Leonardo Gomes de Oliveira, Rogério Nunes Silva, Wdineia Pereira de Oliveira.

(Texto: Arianne Lopes – Foto: Aline Caetano (arquivo) – Centro de Comunicação Social do TJGO)