Por ser a única capital a integrar o projeto piloto de combate à criminalidade, foi apresentado na manhã desta terça-feira (23), à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) o Plano Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, do Ministério da Justiça. No encontro, foram apresentados os principais objetivos e fases do projeto, como também reforçou a integração entre os atores diretamente envolvidos nas ações, entre eles, o Poder Judiciário.

Além do desembargador-presidente Walter Carlos Lemos, a juíza auxiliar da Presidência, Sirlei Martins Costa; o diretor do Foro de Goiânia, juiz Paulo César Alves das Neves e a juíza Camila Nina Erbetta Nascimento, titular da 1ª Vara Criminal dos Crimes Apenados com Detenção e Crimes de Trânsito da comarca de Goiânia, também estavam presentes.

Conduzido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o programa irá redefinir a estratégia para o combate ao crime junto à sociedade, reunindo outros temas sociais - cultura, esporte, lazer, educação, assistência social -, que irão contribuir para a reconstrução sociocultural e a implantação de políticas de segurança de cidades, tornando-as capazes de superar altos índices de violência, diminuindo progressivamente os índices de homicídio. Além de Goiânia,  o plano será implementado em Ananindeua (PA), Paulista (PE), Cariacica (ES) e São José dos Pinhais (PR).

A explanação do plano foi feita pelo coronel Aylon José de Oliveira Júnior, superintendente de ações integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e coordenador da força tarefa, que ressaltou a importância da união de todos os entes envolvidos para o sucesso da iniciativa. “Obrigado pela recepção e atenção do senhor com a causa. Cada um tem que fazer sua parte. Tudo é feito em conjunto”, salientou o coronel ao agradecer o presidente do TJGO.

Goiânia, segundo Aylon de Oliveira, foi escolhida também pelo fato de ser uma capital de médio porte, com problemas menos complexos que o Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, tornando-se uma cidade viável para receber o projeto. “Goiânia foi escolhida não só pelos índices de criminalidade apresentados, mas pelo que já temos de existente de projeto de segurança pública”, afirmou. “Queremos oferecer, além de segurança, cidadania”, completou.

O presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemos, afirmou que o tribunal goiano está à disposição e disse que será feita uma reunião nos próximos dias com os juízes criminais de Goiânia. “Temos magistrados esforçados. Podem ter a certeza que será bem viabilizado. Desejo sucesso nesta etapa que está sendo iniciada conosco. Estamos à disposição de vocês”, frisou.

O gerente de Operações Integradas da Polícia Civil de Goiás, Daniel Adorni; representando o Corpo de Bombeiros, AGMAR Costa Franco; o perito criminal, Ricardo Matos e a guarda municipal, Isabel Taveira, também participaram da apresentação. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)