O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, participou do 117º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, realizado em Porto Alegre (RS) nesta quinta e sexta-feira (1º e 02 de agosto). O objetivo do encontro é debater assuntos relacionados à Justiça Estadual e ao Poder Judiciário nacional. O Conselho dos TJs é integrado pelos presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados, incluindo o TJ do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A instância é consultada pelos Tribunais Superiores, CNJ, Poder Legislativo e Poder Executivo em assuntos de interesse do Poder Judiciário para seu aperfeiçoamento.

Na abertura, que aconteceu na noite de quinta-feira (1º), e contou com a presença de diversas autoridades, o presidente do TJGO Walter Carlos Lemes falou da sua expectativa e destacou o aprendizado de um encontro como aquele. “É sempre uma expectativa de muita relevância, porque nós estamos sempre aprendendo e vivemos um momento em que tudo está mudando neste país. Um novo presidente, um novo governador e, também, a nossa gestão à frente do Tribunal de Justiça de Goiás. Então, estamos vindo aqui para buscar novos conhecimentos, através desse relacionamento, que nos possibilita melhorar a nossa atividade no Judiciário goiano.”

O desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, que preside o Conselho dos Tribunais de Justiça e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), destacou a importância da Justiça Estadual, que responde por 80% dos cerca de 80 milhões de processos que tramitam no Judiciário brasileiro. Ele defendeu a harmonia e a independência entre os poderes, que devem, como determina a Constituição Federal, ajustar previamente as diretrizes orçamentárias.

Ministro do STJ
Nesta sexta-feira, segundo dia do 117º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, proferiu palestra onde abordou os  tema Desafios da Magistratura no Século XXI. Segundo o ministro, a vida profissional dos magistrados tornou-se mais complexa e controlada por organismos, pela mídia e pela sociedade digital. Aos participantes, ele enfatizou que uma das grandes questões da atualidade é a revolução tecnológica, que traz benefício, como o processo judicial eletrônico, mas também problema, como a invasão de privacidade por hackers, por exemplo.

No segundo dia, os presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados e outros participantes do encontro, também fizeram uma visita ao prédio anexo do TJRS que deverá ser inaugurado em breve. Os visitantes foram aos gabinetes dos desembargadores e às salas das assessorias. O anexo, de 17 pavimentos, é ligado ao prédio do TJRS. (Texto: Daniela Becker, com informações da Assessoria do TJRS / Foto: Mário Salgado, TJRS – Centro de Comunicação Social do TJGO)