O presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud), desembargador Altair de Lemos Júnior e o ouvidor do Poder Judiciário do Estado de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, foram unânimes ao fazerem um balanço positivo do encontro de Ouvidores do Poder Judiciário das regiões Norte e Centro-Oeste do País que, pela primeira vez, foi realizado em Goiás. Os dois ressaltaram a troca de experiências entre as ouvidorias e a melhoria na prestação jurisdicional. Os representantes das ouvidorias se reuniram nesta quinta-feira (8), de manhã e à tarde,  no Salão Nobre da Presidência do TJGO.

Para o desembargador Carlos França, o encontro foi concluído de uma forma muito importante, com definições da parte do CNJ, com oferecimento de cursos de capacitações para o pessoal das ouvidorias e também a oportunidade para que  todos os ouvidores pudessem expor sua realidade na respectiva ouvidoria, "servindo de engrandecimento e aprimoramento para as demais", completou França. Ele também destacou o fato do TJGO sediar o encontro, que segundo ele, é motivo de satisfação, "porque recebemos colegas magistrados que trouxeram conhecimentos e dificuldades das ouvidorias para o debate. E, desse debate, saímos com a visão do que deve ser feito de aprimoramento para uma melhor prestação à sociedade", informou o desembargador.

Para o presidente do Cojud, desembargador Altair de Lemos Júnior, foi uma honra  realizar esse encontro regional das ouvidorias em Goiânia. "Tínhamos a certeza que o encontro seria um grande sucesso e foi possível comprovar isso porque nós efetivamente conseguimos fazer uma grande troca de experiências entre nossas ouvidorias destas duas regiões, justamente da similaridade dessas ouvidorias e isso foi feito em parceria com o COJUD e o CNJ", ressaltou. Ele também informou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) trouxe dados importantes para que as ouvidorias se adaptem.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, abriu o encontro na parte da manhã e ressaltou a importância de sediar a reunião no TJGO. A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), agradeceu o convite e destacou o fato de poder compartilhar com os colegas algumas reflexões sobre o  trabalho à frente das Ouvidorias Judiciais. Para ela, "é importante que as ouvidorias se apresentem de forma empática, tendo em conta que, por trás de cada relato, por vezes identificado apenas por um número de processo, há uma história de vida, um conflito pessoal que atravessa os anos e que representa sofrimento a uma série de pessoas".

O corregedor- geral da Justiça de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho e o ouvidor em substituição do Judiciário goiano, desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto, também representaram o TJGO no encontro. Participam do evento,também, os ouvidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Ícaro Carvalho de Bem Osório; do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, Rodrigo Roberto Curvo; do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, Jésus Rodrigues do Nascimento; do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Elci Simões de Oliveira; e da Justiça Federal da 2ª Região, Guilherme Diefenthaeler. E, também, as secretárias Liliane Franco Silva, da Ouvidoria do Superior Tribunal Militar; e Vânia Celeste de Castro, da Ouvidoria do TJ de Roraima; e o chefe de gabinete da Ouvidoria do CNJ, Ronaldo Araújo Pedron. (Texto: Bruno Rocha/ Fotos: Wagner Soares e Aline Caetano- Centro de Comunicação Social do TJGO)