A equipe do Programa Atualizar está procedendo, desde esta quinta-feira (21), a curso de capacitação de 7 escrivães, 5 destes empossados em Goiânia no último dia 18, e 2 oriundos de Aparecida de Goiânia. A proposta de treinar escrivães recém-empossados antes mesmo de assumirem suas funções foi feita pelo sub-coordenador do programa, Jorge Eremita Teixeira, e segundo ele, imediatamente acatada pelo diretor de Administração e Operações, Leonardo Martins.

 

O grupo segue até amanhã recebendo treinamento para manusear o Sistema de Primeiro Grau (SPG) e o Sistema Controle, além de instruções teóricas relativas a suas atribuições. De segunda-feira a sexta-feira da próxima semana, passará por diferentes escrivanias – desde as bem equipadas até as menos estruturadas – onde conhecerá, na prática, todos os atos de escrivães e escreventes, bem como as metodologias introduzidas pelo Atualizar, tanto no que se refere ao layout das serventias quanto às rotinas de trabalho.

Integrante do grupo que está recebendo a capacitação, o escrivão Kléber Luiz Ferreira de Carvalho, empossado recentemente no cargo, elogia a iniciativa. “É a primeira vez que vejo isso acontecer. Quando passei no concurso para escrevente, não recebi capacitação nenhuma para operar os sistemas ou conhecer a rotina da escrivania. Esse trabalho da Corregedoria é fundamental”, comentou.

Jorge Eremita Teixeira pretende elaborar projeto, a ser apresentado a Beatriz Figueiredo, para que todos os escrivães e escreventes do Estado, e notadamente os mais novos, recebam esse curso de capacitação. “Infelizmente, em nossas viagens a trabalho pelo interior, a equipe do Atualizar já diagnosticou casos graves de escreventes e escrivães que não sabiam operar o SPG, o que gerava inconsistências sérias”, exemplificou.

Texto: Patrícia Papini

Fotos: Wagner Soares