O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, esteve nesta terça-feira (9) no comando Geral da Polícia Militar de Goiás para tratar da logística da remessa, para unidades do exército, das armas de fogo apreendidas e vinculadas a processos criminais. Leobino Chaves solicitou ao comandante-geral Edson da Costa Araújo apoio no sentido de que estas armas permaneçam nas unidades da PM até que o Exército possa recebê-las adequadamente.

Isso porque, explicou o juiz auxiliar da Presidência, Wilson da Silva Dias, diversas comarcas estão tendo dificuldades no encaminhamento desse material ao Exército, que, por sua vez, alega não ter espaço para acomodá-las.
“A lei do desarmamento é clara no sentido de que as armas deverão ser encaminhadas ao Exército para fins de destruição”, disse Wilson, que acompanhou o presidente Leobino Chaves na visita à PM. O comandante-geral se prontificou a atender ao pleito do desembargador-presidente e afirmou que vai elaborar um plano para o recebimento e posterior remessa das armas para os batalhões do Exército.


CNJ
Por outro lado, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) prepara um documento que será encaminhado para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitando que seus representantes gestionem junto à cúpula do Exército em Brasília a facilitação do recebimento dessas remessas. O material é elaborado pelo juiz-auxiliar da CGJGO, Carlos Magno da Rocha, que esteve na PM junto com o presidente Leobino Chaves, e pelo também juiz-auxiliar Ronie Paes Sandre. “Esperamos que o CNJ interceda junto ao Exército para que assuma sua atribuição de receber as armas apreendidas, já que, legalmente, apenas ele pode dar fim a esse material”, afirmou Carlos Magno.
Participaram também da reunião o subcomandante-geral da PM, Sérgio do Carmo e Silva; chefe do Estado Maior, Juraí Alves de Sousa; tenente-coronel Vera Lúcia Vieira da Cunha Montanini comandante da Base Administrativa; Anésio Barbosa da Cruz Júnior, chefe da PM5; e tenente-coronel Giovanni Valente Bomfim Júnior, assessor militar do TJGO. (Texto: Aline Leonardo – Centro de Comunicação Social do TJGO / Foto: PMGO)