Metodologia diferenciada, capacitação de servidores e iniciativas inovadoras adotadas pelo Programa Atualizar, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), tem contribuído de forma efetiva para otimizar os serviços nas escrivanias. Um dos exemplos é o trabalho executado pela equipe de 22 a 26 de abril, na Vara de Penas e Medidas Alternativas de Goiânia (Vepema), onde tramitam atualmente 3.231 feitos.

Além de analisar e andamentar cerca de 1.500 processos, colocá-los nas fases devidas e encaminhá-los ao Setor Interdisciplinar Penal, todos os servidores da vara foram treinados e orientados acerca da execução dos atos, o que resulta em qualidade, organização e atendimento mais rápido aos cidadãos.

As rotinas estabelecidas pelo Atualizar na vara com a separação dos processos que aguardam cumprimento do mandado de prisão foi um fator primordial para viabilizar ao juiz maior controle daqueles que estão próximos da prescrição.
Outra sugestão da equipe para dar celeridade aos serviços, acatada pelo juiz responsável pela VEP, Wilson da Silva Dias, foi oficiar a Delegacia de Capturas com a finalidade de dar prioridade aos processos que prescreverão em 2014.

O resultado dos trabalhos resultou em 4.108 atos, dos quais 22 são mandados de citação, 18 processos redistribuídos, 14 certidões, 82 certidões de trânsito em julgamento, 4 extratações, 482 atos ordinatórios e 72 remetidos conclusos.
Também foram baixados 82 processos, arquivados 64, remetidos 22 ao Ministério Público e 532 ao Setor Interdisciplinar Penal, bem como expedidos 45 ofícios e realizadas 2.669 movimentações junto ao Sistema de Primeiro Grau (SPG). (Texto: Myrelle Motta – assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)