O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia assinaram, na tarde desta terça-feira (2), termo de cooperação que objetiva integração de dados entre os sistemas de informática do TJGO e da prefeitura para conferir agilidade à cobrança judicial de débitos fiscais.

Para o juiz-auxiliar da Presidência, Carlos Magno Rocha da Silva, o compartilhamento de dados entre os dois sistemas é fundamental. “Dessa forma, se a prefeitura tiver um centro de recebimento na rodoviária de Goiânia, quando ela entrar no terminal de dados terá acesso a todo o processo. Além disso, a prefeitura já recebe a taxa judiciária, as custas do processo e depois repassa para o Tribunal o valor que foi recolhido”, explicou. O magistrado esclareceu que o ganho maior, com a interligação, será do contribuinte, uma vez que ele poderá pagar tudo em um único local. “Com esse ato, a queda no número de processos de execução fiscal será imediata”, destacou.     

De acordo com o prefeito, o termo contribuirá para que o Município implante programas e projetos que atendam aos anseios da população. “Na prática, será dado andamento mais célere às ações que tramitam nas diversas instâncias judiciais do Estado relacionadas à execução fiscal”, frisou.

Na oportunidade, Paulo Garcia parabenizou o TJGO pela iniciativa e lembrou que os dois poderes tem o mesmo objetivo, que é o bem coletivo. “A Justiça tem atuado cada vez mais de forma efetiva e justa e a cidade de Goiânia reconhece isso”, frisou.

Estiveram presentes o juiz-auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Alves Ferreira; o juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Sival Guerra Pires; o diretor do Foro de Goiânia, juiz Átila Naves; diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior; secretário-geral da Presidência, Fernando Sousa Chaves; diretor de Informática, Antônio Pires; diretor de adminsitração e operações da CGJGO, Leonardo Martins; procurador-geral do Município, Carlos de Freitas; secretário de Finanças, Reinaldo Barreto, entre outras autoridades. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)