Aferição de pressão arterial, teste de glicemia e colesterol foram algumas atividades realizadas na tarde desta terça-feira (29), dentro da programação da Semana de Valorização do Servidor. Às 16 horas, haverá a Mostra de Filmes Belgas, no Auditório do Tribunal. O evento é também aberto à comunidade. 

No Salão Nobre da Corte Especial, servidores acompanharam a prática de meditação, coordenada pela advogada Soraya Jamel Matrak. Segundo Soraya, o exercício é importante à medida em que possibilita a conexão entre mente, corpo e espírito ao universo.

“Quando estamos presentes, deixamos emergir a compaixão, empatia, espontaneidade, autenticidade e alegria, sentimentos que nos levam ao universo de infinitas possibilidades. É ficar em um estado vivo e cheio de energia, agindo, pensando, sentindo, sempre no momento presente”, explicou.

Abertura
A abertura da Semana de Valorização do Servidor foi marcada por uma aula de alongamento, que tem como benefício secundário a melhora da mobilidade articular, fator que favorece a flexibilidade corporal. Os participantes usaram camisetas cor-de-rosa, em virtude da adesão do TJGO à Campanha Outubro Rosa, que propõe a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revela que mulheres que praticam alguma atividade física regularmente têm menos chances de desenvolver câncer de mama.

Seguindo a programação de eventos, os servidores participaram da oficina Dança Circular, promovida pela facilitadora Hélyda Di Oliveira. As danças circulares são, em sua maioria, danças folclóricas de diversos povos. São consideradas uma meditação em movimento e têm diferentes objetivos, tanto terapêuticos, com benefícios mentais e físicos, quanto como atividade de relaxamento, diversão e integração de grupos.

Ao trabalharem o equilíbrio entre o individual e o coletivo estimulam as atitudes cooperativas e o respeito às diferenças, já que a roda precisa de todos para acontecer e cada um tem seu tempo de aprender. O que caracteriza essas danças é o espírito comunitário que elas promovem. Podem ser danças para celebração ou saudação. Segundo Hélyda, a dança em grupo, com sua sequência cadenciada e rítmica, proporciona maior ordem, harmonia e alegria individual e coletiva.  Veja as fotos (Texto: Gizely Cândida/ Fotos: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)