Cerca de 2,2 mil alunos do 4º ano de 29 escolas municipais de Rio Verde foram atendidos durante o projeto Justiça Educacional - Cidadania e Justiça também se aprendem na escola, encerrado nesta sexta-feira (29), na comarca. 

O projeto do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi realizado pelo com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem o objetivo de esclarecer as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas.

O juiz Vitor Umbelino Soares Júnior destacou que a realização do projeto só foi possível graças à participação efetiva da SME. “Os objetivos do programa foram superados a cada visita, a cada contato com os estudantes. Eu me surpreendia mais pelo conhecimento assimilado por eles. A proposta é envolver ainda mais estudantes no próximo ano”, concluiu.

O projeto contou com o estudo da “Cartilha da Justiça”, visita ao Fórum, visita do magistrado a algumas unidades da rede, gincana e o concurso de redação com o tema “Cidadania e Justiça” , além de premiações. Os três primeiros lugares foram contemplados com: um Playstation( 1º), uma bicicleta (2º) e um MP4(3º). No encerramento, os alunos encenaram um júri popular formado por personagens das histórias infantis.

O secretário de Educação, Lindomar Barros dos Santos ressaltou a importância da parceria com o poder judiciário. “O sucesso da parceria comprova o comprometimento de todos os envolvidos com o trabalho, demonstrando a qualidade do ensino de Rio Verde", enfatizou.

Vencedora do concurso de redação, Railane de Souza Cruz, já ganhou três concursos na categoria texto, e contou o segredo de produzir uma redação campeã: “Eu gosto muito de ler, e quando vou escrever vem à inspiração”.

Ganharam o concurso de redação:

1º. Railane de Souza Cruz – EMEF Dr. Checo – 4º Ano “B”
2º. Isis Della Flora – EMEF Mª Ribeiro Costa – 4º Ano “C”
3º. Sarah de Godoy Honorato – EMEF Prof. Luiz Alberto Leão – 4º Ano “A”
(Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações do site da Prefeitura de Rio Verde)