O Bispo Emérito de Uruação, Dom José Chaves, celebrou, nesta quarta-feira (8), a primeira missa na capela do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A partir de hoje, ele presidirá as celebrações que serão realizadas às quartas-feiras, às 10 horas, e às terças, às 15 horas. O diácono e juiz substituto em segunda grau Delintro Belo de Almeida Filho também participou da missa. 

A celebração contou com a presença do presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula; dos desembargadores Kisleu Dias Maciel Filho, Norival Santomé, Maria das Graças C. Requi , Elizabeth Maria da Silva, Gerson Santana Cintra, Itamar de Lima e Sandra Regina Teodoro Reis. Além deles, também compareceram o juiz substituto em segundo grau Sebastião Luiz Fleury, juízes, diretores de área e servidores do Poder Judiciário.

Na homilia, o bispo falou da importância de descobrir Cristo. Para ele, com Cristo ao nosso lado, no momento em que essa presença se torna uma profunda e vívida realidade, as dificuldades não nos amedrontam mais. 

“Que Jesus possa embarcar em nossa vida cada dia. Que Cristo esteja presente em cada decisão importante, em cada atitude, em cada problema. E esta é a casa de decisão. Que a presença de Cristo, no decorrer do dia, ilumine toda a atividade e toda nossa vida”, disse.

Perfil
O Bispo Emérico da Diocese de Uruaçu, Dom José Silva Chaves, tem 83 anos e nasceu em São Domingos. Filho de Leobino da Silva Chaves e de Bertulina Valente Chaves, é irmão dos desembargadores e ex-presidentes do TJGO, Leobino Valente Chaves e Arivaldo Silva Chaves. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1955, por Dom Francisco Prada e há 45 anos foi ordenado Bispo. Assumiu a Paróquia de São Domingos, sua terra natal.

Criada a Diocese de Uruaçu, o padre José Chaves assumiu a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Rialma, e foi transferido para Uruaçu, onde tornou-se pároco da Catedral e Vigário Geral até 1967. Em 2007, tornou-se Bispo Emérito. Nesse período, concluiu a construção da Catedral de Uruaçu e contribuiu para a construção de quase todas as paróquias e capelas da região. Como bispo, Dom José ocupou vários cargos na Regional Centro Oeste da CNBB e fundou várias obras sociais. (Texto: Arianne Lopes – Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)