Dos 148 convocados no 1º Concurso Unificado para Provimento de Cargos do Quadro Único de Pessoal do Poder Judiciário do Estado de Goiás, 137 foram nomeados na tarde desta sexta-feira (15), pelo presidente do Tribunal do Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leobino Valente Chaves, sendo que 11 requereram final de fila. Os decretos de nomeação foram assinados logo após a realização da audiência pública para a escolha das comarcas e já foram publicados no Diário da Justiça Eletrônica (DJe). Todos irão para as comarcas do interior.  

 A audiência pública, que foi iniciada às 13 horas, no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), durou cerca de duas horas. A sessão foi conduzida pela Diretoria-Geral do TJGO, por meio da Diretoria de Recursos Humanos. Os recém-nomeados, munidos dos documentos necessários, serão submetidos aos exames admissionais pela Junta Médica Oficial, para depois tomarem posse.

Conforme Edital de Convocação, o procedimento de formalização de opção das comarcas foi iniciado pela 13ª Região Judiciária, em ordem decrescente, até a 2ª Região. Os candidatos foram chamados seguindo ordem de classificação no concurso, por cargo. Cada candidato teve 2 minutos cronometrados e falou para a câmara de vídeo seu nome completo e a opção de escolha.

O diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos, reiterou que outros 130 candidatos já foram nomeados e que todos os 474 candidatos aprovados no 1º Concurso Unificado serão nomeados até o fim do mandato do presidente Leobino Valente Chaves. “É um momento de muita alegria para nós. Assim, conseguimos resgatar o compromisso com o primeiro grau, com os juízes e comarcas do interior. Até o final da gestão, todo o primeiro grau será atendido naquilo que for preciso, algo já preconizado no discurso de posse do presidente Leobino”, enfatizou o diretor-geral.

Participaram também da abertura a diretora de Recursos Humanos, Ligia Beatriz de Bastos Carvalho; a coordenadora de assessoramento da diretoria-Geral do TJGO, Leandra Vilela Rodrigues Chaves; o presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça), Fábio Pereira de Queiroz; servidores de área e aprovados.

Fechando ciclo
Stenius lembrou ainda que a possibilidade do TJGO ter um concurso unificado só foi possível devido a instituição do Plano de Cargos e Salários (PCS) dos servidores do Judiciário goiano, pelo desembargador Leobino Chaves, em 2012, em seu mandato-tampão. Com o PCS, passaram a existir no Tribunal apenas os cargos de Analista Judiciário, que corresponde atualmente ao servidor formado em Direito; o Analista Especialista, no caso dos profissionais liberais, e o Analista Administrativo, onde estarão inseridos os escreventes, escrivães, distribuidores e partidores.

“Concluímos um ciclo iniciado em 2012, com o desembargador Leobino. O PCS unificou a carreira dos servidores e com isso, temos um fato inédito na história do Judiciário goiano, que é a nomeação de elevado quantitativo de servidores em uma única etapa”, frisou o diretor-geral.

Expectativa
Richard S. Moreira (foto), de 28 anos, irá para comarca de Campinorte. Ele não escondeu a ansiedade, apesar de ter trabalhado por quatro anos como assessor de promotor de Justiça. “Não vejo a hora de começar o meu trabalho logo. Minha expectativa é a melhor possível para poder colaborar com o Judiciário goiano”, frisou. Segundo ele, a escolha pela comarca do norte do Estado é devido à proximidade com a cidade em que mora, Uruaçu. “Vou continuar perto da minha família, são só 25 quilômetros de distância”, explicou.

A situação de Lara Pereira é diferente. Casada, ela foi aprovada e irá para a comarca de Goiás. “Vou morar lá e meu marido aqui, mas, mesmo assim, quero começar o mais rapidamente possível essa nova fase da minha vida”, pontuou. Segundo ela, esse é apenas mais um desafio na carreira, já que estuda para concurso da magistratura goiana. “Meu sonho mesmo é ser magistrada. Estou apenas começando”, finalizou. (Texto: Arianne Lopes/Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos